Big Boxer – O maior bicilíndrico da BMW Motorrad

Com 1802 cc o novo motor Big Boxer torna-se no maior motor bicilíndrico da BMW Motorrad. A marca alemã finalmente revelou as suas especificações técnicas. Fique a conhecer este motor Big Boxer em detalhe.

andardemoto.pt @ 9-12-2019 13:51:25

Já há algum tempo que aqui no Andar de Moto seguimos o desenvolvimento do novo motor Big Boxer da BMW Motorrad. A primeira vez que o vimos e até ouvimos foi através da preparação especial dos japoneses da Custom Works ZON.

A espetacular R18 Departed não ficou sozinha por muito tempo! Já este ano a Revival Cycles, preparador americano sediado no Texas, também teve a oportunidade de criar algo verdadeiramente especial em torno do motor Big Boxer da BMW Motorrad. Assim nasceu a Revival Birdcage.

Depois foi a vez da própria BMW Motorrad nos apresentar a sua visão de uma moto equipada com o motor Big Boxer. A concept R18 deixou-se ver em estreia mundial no Concorso d’Eleganza Villa d’Este, antes de podermos ver em testes na estrada as motos de produção que irão dar uso ao maior bicilíndrico da BMW Motorrad: as R1800 C.


Os engenheiros da BMW Motorrad inspiraram-se na história da marca teutónica para desenvolverem este novo e colossal motor de dois cilindros opostos, originalmente desenhado por Max Fritz, que equipou as primeiras motos BMW, nomeadamente a mítica R32 cuja produção teve início em 1923.

O novo motor Big Boxer é igualmente refrigerado por ar, mas tem uma cilindrada de 1802 cc, fruto de um diâmetro de 107,1 mm e um curso de pistões de 100 mm, que confere uma taxa de compressão de 9.6:1. As oito válvulas, quatro por cada cilindro, são fabricadas em aço, com diâmetros de 41,2mm na admissão e 35mm no escape, colocadas em ângulos de 21 e 24 graus respectivamente.

São controladas por duas árvores de cames, uma por cada cilindro, posicionadas à esquerda e à direita, acima da cambota, solução que permite utilizar hastes mais curtas e consequentemente uma maior precisão nos tempos de abertura e fecho. Desta engenharia resulta uma potência máxima declarada de 91 cv às 4750 rpm, enquanto que o binário máximo de 158 Nm é atingido logo às 3000 rpm.

Neste particular destaca-se que 150 Nm do binário ficam disponíveis entre as 2000 e as 4000 rpm, o que garante uma excelente força para melhores acelerações e retomas. Devido a um volante motor de grandes dimensões, o Big Boxer apresenta um funcionamento bastante suave.


A cambota, fabricada em aço temperado, conta com um rolamento adicional para evitar a torção e as vibrações. O bloco em alumínio está dividido verticalmente.

Acoplada a este motor Big Boxer, a BMW Motorrad instalou uma caixa de 6 velocidades e uma embraiagem a seco que oferece a função deslizante, digerindo assim de melhor forma o binário negativo nas reduções de caixa mais agressivas, evitando o bloqueio da roda traseira que recebe a potência através de um tradicional veio de transmissão, tal como acontece em todos os motores boxer da marca.

A lubrificação, a partir de um cárter húmido, é conseguida à custa de uma bomba de dois estágios accionada por corrente a partir da cambota.

Ignição dupla, uma moderna arquitectura da câmara de combustão, injecção de combustível e uma electrónica apurada garantem além de uma entrega de potência perfeita, uma optimização dos consumos e das emissões.

O massivo motor Big Boxer tem um peso de 110,8 kg (incluindo admissão e caixa de velocidades).

andardemoto.pt @ 9-12-2019 13:51:25


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