O que é o Honda Smartphone Voice Control System?

Fique a conhecer o mais recente “gadget” que o maior fabricante mundial de motos está a incluir nas mais recentes novidades. O Honda Smartphone Voice Control System e a aplicação RoadSync abrem um mundo de oportunidades para explorar os modelos Honda de uma nova forma.

andardemoto.pt @ 5-1-2021 12:45:26

A chegada de novos modelos para 2021 vem atualizar a gama de motos Honda que farão as delícias dos motociclistas portugueses.

Neste ano o grande destaque são as motorizações Euro5, mas uma das características mais interessantes nas novidades Honda passa pela forma como o maior fabricante mundial de motos pretende que os proprietários desfrutem das suas motos.

Para isso a marca nipónica desenvolveu um novo sistema de interligação entre o smartphone do condutor e o sistema eletrónico da moto. A Honda criou o Honda Smartphone Voice Control System, ou HSVCS para mais fácil leitura, como forma de cada motociclista explorar os modelos Honda equipados com esta tecnologia de uma nova forma.

O que é o HSVCS?


Este sistema, e falando de uma forma mais simples, não é mais do que uma ligação por tecnologia Bluetooth que permite ao condutor emparelhar o smartphone com sistema Android à moto.

Permitir este tipo de ligações não é novidade no mundo das duas rodas. Já outros fabricantes o disponibilizam há mais tempo. No entanto o sistema HSVCS da Honda promete ser mais simples de utilizar, o que por sua vez permitirá ao condutor desfrutar da sua moto sem ter de pensar muito em como utilizar o sistema.

Disponível como equipamento de série nas novas X-ADV, Forza 750 e também na CB1000R de 2021, o Honda Smartphone Voice Control System pode ainda ser instalado na novíssima Forza 350 como equipamento opcional.



Para permitir a ligação entre o smartphone Android e a moto a Honda criou a app RoadSync. Esta aplicação está a ser disponibilizada de forma faseada em vários países europeus desde início deste ano, e para além do smartphone, o sistema requer que o condutor utilze um capacete com altifalantes e microfone para poder desfrutar de todas as funcionalidades, em particular dos controlos por voz.

Todas as funcionalidades da aplicação são operadas através de uma combinação de comandos de voz e de um comutador de 4 vias no punho esquerdo do guiador, permitindo que o condutor guarde com segurança o smartphone no bolso, mas continue totalmente conectado ao mundo que o rodeia.

Principais funcionalidades do Honda Smartphone Voice Control System com a app RoadSync


Navegação
A base do sistema de navegação da app Honda RoadSync é o Google Maps. O condutor recebe as indicações de navegação por voz. Podem ser pré-memorizados 5 locais favoritos. Há ainda uma opção para definir um destino através de comandos por voz*.

* Função não disponível na Forza 350

Chamadas
Podem ser guardados 5 contactos frequentes. Os contactos podem ser selecionados por pesquisa de voz*. Na receção de chamadas, o sistema emite uma instrução de voz com o nome de quem telefona.

* Função não disponível na Forza 350



Mensagens
O sistema tem memorizadas 5 Mensagens Rápidas. Estas mensagens podem ser personalizadas dependendo da situação. O condutor pode pesquisar um contacto por voz*, depois pode ditar uma mensagem SMS para enviar. As mensagens SMS recebidas são convertidas em voz e lidas ao condutor. As aplicações de mensagens suportadas incluem o WhatsApp e o Facebook Messenger.

* Função não disponível na Forza 350

Músicas
O condutor pode selecionar a sua aplicação de música favorita (Google Play Music, Spotify, Amazon Music, etc) nas definições da aplicação Honda RoadSync antes de começar a conduzir.

Meteorologia
A previsão do tempo local para o dia pode ser verificada para a hora seguinte e também para 3 horas ou 5 horas depois. Se o condutor usar a navegação, o sistema dá também uma previsão detalhada do tempo no destino.

andardemoto.pt @ 5-1-2021 12:45:26


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews