Moto Guzzi V85 TT e Travel – Mais força e eletrónica para a aventureira retro

A Moto Guzzi apresentou a versão 2021 da sua aventureira retro. Para este ano a marca italiana inclui na nova V85 TT e variante Travel novos modos de condução, motor mais forte e novas jantes.

andardemoto.pt @ 14-1-2021 19:40:17

No ano em que celebra o seu centésimo aniversário, a Moto Guzzi apresenta diversas novidades como a nova V7 que já lhe apresentámos aqui. Nascida em 1921 e ainda hoje a produzir as suas motos de acordo com métodos tradicionais na fábrica em Mandello del Lario, a Moto  Guzzi revelou agora a nova V85 TT e V85 TT Travel devidamente atualizadas para as normas Euro5.

De uma forma geral, a V85 TT não sofre grandes modificações. Afinal de contas a aventureira retro da Moto Guzzi revelou-se desde que foi apresentada numa moto perfeita para viajar e para pequenas brincadeiras “offroad”.

O seu design clássico não sofre modificações, embora a Moto Guzzi tenha criado três versões de gráficos e cores: Nero Etna, Giallo Mojave e Rosso Uluru.

Leia também – Teste Moto Guzzi V85 TT: Uma Tutto Terreno de charme


As grandes novidades centram-se no motor, eletrónica e também na ciclística.

Em relação à unidade motriz, a Moto Guzzi V85 TT mantém-se fiel à arquitetura clássica e icónica dos modelos de Mandello del Lario. Isto significa que o motor continua a ser o mesmo bicilíndrico em V a 90 graus em posição transversal. Arrefecido a ar e com duas válvulas por cilindro, este V-twin não perde potência nesta geração Euro5, e até consegue debitar mais binário nos baixos e médios regimes.

Esta melhoria na entrega do binário aconteceu devido a alterações mecânicas nos componentes internos do dois cilindros em V - válvulas com maior abertura -, mas também ao nível da eletrónica que comanda a injeção, garantindo a Moto Guzzi menos emissões poluentes e as referidas melhorias na entrega do binário.



E por falar em eletrónica, a segunda grande novidade que os engenheiros da Moto Guzzi prepararam para 2021 é a introdução de mais modos de condução.

A original V85 TT contava com três modos: Strada, Pioggia e Off-Road. Agora, para além desses três modos de condução, a V85 TT conta de série com os modos Sport e Custom, este último totalmente personalizável ao gosto e necessidades do condutor.

Com “cruise control”, ABS e controlo de tração como equipamento de série, as V85 TT e Travel apresentam as informações num esbelto e legível painel de instrumentos com ecrã TFT a cores. Opcionalmente o proprietário desta aventureira retro italiana pode usufruir de mais informações se adquirir o sistema Moto Guzzi MIA, que permite ligar por Bluetooth o telemóvel à moto e assim desfrutar de uma experiência de condução mais aprofundada.

Por último, e a pensar numa afinação da ciclística, as novas Moto Guzzi V85 TT e V85 TT Travel recebem novas jantes de raios preparadas para pneus tubeless. A utilização deste tipo de jantes permitiu à marca italiana reduzir o peso do conjunto em 1,5 kg, e neste caso em componentes de peso não suspenso, o que se traduz numa maneabilidade otimizada.

De momento a Moto Guzzi Portugal não divulgou ainda os preços tanto da versão base V85 TT como da versão melhor equipada e preparada para viajar V85 TT Travel.

Moto Guzzi V85 TT Travel


Para além das novidades apresentadas para a versão base V85 TT, a variante Travel, como o nome indica, foi criada a pensar nos motociclistas que gostam de viajar e, por essa razão, inclui de série diversos equipamentos que a tornam numa opção "premium".

O vidro dianteiro Touring é mais alto e por isso garante mais proteção aerodinâmica, malas laterais Urban com elevada capacidade de carga mas sem aumentar em demasia a volumetria da moto, luzes suplementares em LED, punhos aquecidos com nível de aquecimento ajustável, e ainda o Moto Guzzi MIA como equipamento de série.


Galeria de fotos Moto Guzzi V85 TT

andardemoto.pt @ 14-1-2021 19:40:17


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews