Triumph SOS – O anjo da guarda que está sempre consigo na moto

A marca britânica já disponibiliza uma nova app para smartphone que garante que você recebe a ajuda necessária em caso de acidente. O novo Triumph SOS é um anjo da guarda que está sempre consigo na moto!

andardemoto.pt @ 23-4-2021 11:51:50

Para além dos novos modelos que tem apresentado, como são os casos das novas Scrambler 1200 ou das novas Street Twin e Street Twin Sandstorm, a Triumph revelou agora os detalhes daquele que será um sistema com um potencial enorme ao nível da segurança dos motociclistas.

O novo Triumph SOS é uma app para smartphone, que já se encontra disponível para os sistemas operativos iOS e Android. Com esta app a marca britânica pretende que os motociclistas estejam mais protegidos, no sentido que em caso de queda o sistema alerta automaticamente os serviços de emergência médica.

O Triumph SOS funciona com base num sistema Google Cloud, ou seja, mesmo que o smartphone se danifique durante o acidente e deixe de funcionar, a aplicação será capaz de detetar a queda e usar os dados guardados na Google Cloud para alertar os serviços de emergência.

Na comunicação com os serviços de emergência a Triumph SOS envia dados como a posição exata com coordenadas GPS, a direção em que a moto estava a circular, os detalhes da moto, e a informação médica do motociclista. Todas estas informações são extremamente relevantes para que os serviços médicos consigam chegar ainda mais rápido ao local do acidente e ajudar o motociclista, potencialmente salvando a sua vida.



O algoritmo que controla da app Triumph SOS foi desenvolvido especificamente para uso em motos.

No caso de condução fora de estrada, o sistema usa os sensores do telemóvel e dados do satélite para perceber o movimento da moto. Se, por exemplo, a moto passar por um ressalto que causa um impacto maior (ou um salto), o algoritmo da app Triumph SOS inicia então um processo de validação para perceber se houve ou não queda, e se deve alertar os serviços de emergência.

Caso o sistema detete pelos movimentos do telemóvel que a moto continua a andar, então a aplicação entende que não houve queda e que o motociclista está bem. Caso o motociclista não se esteja a mexer, então o algoritmo entende que houve de facto um acidente e que é necessário alertar os serviços de emergência.

Na app Triumph SOS ficam também guardados os contactos de emergência do motociclista. Dessa forma os serviços de emergência recebem também essa informação, e depois entram em contacto com os contactos de emergência definidos pelo motociclista, facilitando assim todo o processo.



Esta aplicação para smartphone funciona como um verdadeiro anjo da guarda que está sempre com o motociclista quando anda de moto. A Triumph pretende que a Triumph SOS seja utilizada pelo máximo de motociclistas possível, pelo que a aplicação está disponível a qualquer um, independentemente da marca ou tipo de moto que conduz.

Os proprietários de motos Triumph terão três meses para experimentar a Triumph SOS de forma gratuita. Apenas terão de inserir o número de quadro da sua moto na aplicação para desbloquear o período de teste.

Os motociclistas que não sejam proprietários de modelos Triumph, terão de pagar uma mensalidade de 4,99€. Esta mensalidade não obriga a período de fidelização, ou seja, quem quiser pode ativar a Triumph SOS apenas por um mês (por exemplo quando fizer uma viagem maior). Os proprietários de motos Triumph, depois de expirado o período de teste, também terão de pagar este valor.

A app Triumph SOS está já disponível na América do Norte, Inglaterra, Irlanda, Europa, Austrália e Nova Zelândia.

andardemoto.pt @ 23-4-2021 11:51:50


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews