Suzuki GSX-R1000R Phantom – A edição limitada que todos os fãs da “Gixxer” querem ter

A superdesportiva de Hamamatsu veste-se de negro e dourado. A nova Suzuki GSX-R1000R Phantom será fabricada em quantidade muito limitada. Fique a conhecer esta edição limitada que todos os fãs da “Gixxer” querem ter.

andardemoto.pt @ 10-10-2021 20:35:37

Tanto a GSX-S1000 como a GSX-1300R Hayabusa são dois grandes destaques que a Suzuki apresentou este ano. Para além destas duas novidades absolutas que já rolam nas nossas estradas, e mais recentemente a “sport-touring” GSX-S1000 GT que o Andar de Moto apresentou aqui em detalhe, a casa de Hamamatsu tem permanecido bastante discreta ao nível de novidades.

Porém, a marca japonesa acaba por nos surpreender com uma variante bem especial da sua superdesportiva de topo. A nova Suzuki GSX-R1000R Phantom é a edição limitada que todos os fãs da “Gixxer” querem ter!

Para os mais atentos e seguidores da história da GSX-R1000, a denominação Phantom não será totalmente estranha. Na realidade a Suzuki já criou, em 2006, uma GSX-R1000 Phantom, embora essa edição contasse com uma pintura que misturava carenagens pretas com laterais prateadas para um contraste e imagem especial.



A nova GSX-R1000R Phantom aposta numa imagem mais discreta. As carenagens são cobertas por preto brilhante ou preto matte, com a Suzuki a conseguir assim criar uma moto que sendo discreta acaba por conseguir diferenciar-se em termos visuais da restante gama “Gixxer”. Mas para conseguir que a GSX-R1000R Phantom se destaque, a Suzuki opta por utilizar forquilha Showa Balance Free com bainhas douradas e jantes de 17 polegadas também douradas.

Mas esta edição limitada da mais potente das GSX-R não é apenas diferente a nível visual.

A nova Phantom recebe manetes de embraiagem e travão em preto, proteções de manete como nas motos de competição, vidro frontal do tipo “double bubble” e escurecido, proteção do depósito de combustível e cobertura da tampa do depósito a imitar fibra de carbono, enquanto o motor quatro cilindros em linha respira por via de um sistema de escape Yoshimura com ponteira R11 em fibra de carbono.



Para reforçar as linhas de moto de competição, a Suzuki inclui no equipamento de série a tampa do assento do passageiro pintada em preto matte.

Ao contrário da GSX-R1000 Phantom de 2006 que contava apenas com três modos de potência, a nova GSX-R1000R Phantom faz uso de toda a mais recente tecnologia que os engenheiros da Suzuki desenvolveram para vencer em MotoGP.

O motor tetracilíndrico em linha conta com o mesmo sistema S-VVT que a marca utiliza na GSX-RR que ajudou Joan Mir a conquistar o título em MotoGP. A potência de 202 cv e os 118 Nm de binário são apenas alguns dos destaques neste motor que está acoplado a uma caixa de 6 velocidades e que conta com “quickshift” bidirecional para ajudar nas trocas de caixa.

O condutor da Suzuki GSX-R1000R Phantom poderá optar pelos três modos de potência, que podem ser personalizados com controlo de tração de 10 níveis de intervenção, sistema de controlo de arranque ou ABS.

Infelizmente, a GSX-R1000R Phantom está apenas destinada a ser comercializada no mercado britânico. A marca japonesa irá fabricar um total de apenas 100 exemplares desta Phantom. Porém, e tal como vimos acontecer com outras edições especiais, é possível que algumas destas unidades especiais da “Gixxer” consigam chegar a solo português.

Galeria de fotos Suzuki GSX-R1000R Phantom

andardemoto.pt @ 10-10-2021 20:35:37


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews