Teste Harley-Davidson Street Bob 114 - Cruiser Pura
Um belo exemplar de binário na sua forma mais pura, a Harley-Davidson Street Bob é o modelo mais leve e um dos modelos mais minimalista da fabricante norte-americana.
andardemoto.pt @ 19-9-2023 15:35:18 - Texto: André Sanches | Fotos: Luis Duarte
Faça uma consulta e veja caracteristicas detalhadas:
Harley Davidson Street Bob 114 (2023) | Moto | Cruiser
Sendo a mais leve (297 kg a cheio) Harley-Davidson com o motor Milwaukee Eight 114, a sensação de entrega de binário é extraordinária. Damos por nós constantemente a enrolar punho apenas para sentirmos a contundência de todo o conjunto e contemplarmos a banda sonora dos escapes estilo shotgun.
Nas tiradas com esta “amarelinha” cedida pela Harley-Davidson, o que mais impressiona é a maneira como ela nos transporta, com um grande nível de conforto transmitido pela regulação das suspensões e do assento do tipo “sela”, o guiador ligeiramente elevado e uma posição dos pés nem muito para trás, nem muito para a frente. Além disso, a disponibilidade da unidade motriz, torna-a uma autêntica cruiser, sempre com 6ª velocidade engrenada e sem necessidade de reduzir, o V-Twin encarregar-se-à de exprimir a sua força suavemente, ou não, desde os baixos até aos altos regimes.
Mas bem, começando com o coração da Street Bob, “transplantado” em 2021, que veio substituir o 107, esta plataforma Milwaukee-Eight™ 114 revelou-se cheia de saúde. Uns impressionantes 1868 cc no interior do V-Twin disponibilizam 94 cv às 5020 rpm e 155 Nm a partir das 3250 rpm. Valores entregues e sentidos abruptamente (se assim desejarmos) e sem vibrações excessivas transmitidas aos quase 300 quilogramas em ordem de marcha da Street Bob 114 de 2023, aos quais podemos acrescentar o peso do motociclista e, porventura, do passageiro, a que a unidade motriz não se negará, ainda assim, de mostrar aquilo que tem para oferecer.
A longa e bem escalonada caixa de velocidades, que favorece os baixos consumos (5,5 l/100km), apenas peca por ser necessário aplicar um pouco mais de força com o pé esquerdo no seletor para alternar entre mudanças, facto que pode ser eventualmente explicado pela reduzida quilometragem da moto testada. Quanto à manete esquerda, cromada, esta cumpriu com os requisitos de simplicidade, sem regulação e leve ao manusear.
Como já mencionei anteriormente, a forquilha convencional e o monoamortecedor oculto na traseira e com um baixo curso devido à baixa distância do assento ao solo, ambos conseguiram absorver com distinção as maiores irregularidades do asfalto e valorizando o conforto extra já de si proporcionado pelo assento que possui um obrigatório apoio que nos mantém em cima da moto nas acelerações bruscas. Em curva, o comportamento das suspensões é o esperado de uma cruiser, estáveis e sem oscilações para concretizar as estradas sinuosas com tranquilidade.
Outro ponto muito importante mas que não alcançou as expectativas foi o travão traseiro, com o seu disco de grande diâmetro, ao carregar afincadamente com o pé direito no pedal do travão, a resposta entregue não era forte como seria esperado, o que obrigava ao uso do funcional travão dianteiro com uma boa mordida.
Um dos fatores que leva ao interesse pela Harley-Davidson Street Bob 114 é sem dúvida, além do binário, a sua pouca tecnologia. Praticamente as únicas existentes são o ABS, o painel de instrumentos minimalista e a iluminação 100% LED com piscas de cancelamento automático. Hoje em dia, encontrar uma moto tão pura não é tarefa fácil e a Street Bob orgulha-se disso ao trespassar o conceito de união entre o motociclista e a máquina, sem interferências tecnológicas que por vezes não são assim tão úteis. O foco é saborear todas e quaisquer viagens aos comandos da Harley-Davidson Street Bob. E acreditem que isso é muito fácil de acontecer.
Quanto à sua estética, a moto de teste vestia uma nova pintura amarela bastante atraente e no geral as linhas simples lembram-nos os modelos clássicos da fabricante de Milwaukee. Um depósito com capacidade para 13,2 litros contém grafismos com o número 1 sobressaído e um pouco por toda a Street Bob encontramos detalhes em cromado. De qualquer forma, a sua silhueta descomplicada serve a uma vasta gama de customizações ao gosto de cada motociclista e das suas necessidades, como um defletor aerodinâmico ou alforges, entre outras.
Como purista assumida, a Harley-Davidson Street Bob 114 conta agora com jantes em alumínio (anteriormente em raios) e também novos faróis traseiros com piscas integrados, além de incorporar o verdadeiro espírito motociclista presente desde os modelos ancestrais. A Street Bob 114 2023 está disponível por um preço base de 20,500€ nos concessionários autorizados.
Equipamento:
Capacete: Schuberth E2
Blusão: RSW Dennis Black
Luvas: REV'IT! Striker 2
Calças: RSW Peter
Botas: TCX Jupiter 5
Faça uma consulta e veja caracteristicas detalhadas:
Harley Davidson Street Bob 114 (2023) | Moto | Cruiserandardemoto.pt @ 19-9-2023 15:35:18 - Texto: André Sanches | Fotos: Luis Duarte
Clique aqui para ver mais sobre: Test drives