Dakar 2021 9ª Etapa – Triplete Honda no “loop” de Neom

A Honda voltou a estar em evidência ao ocupar os três primeiros lugares na 9ª Etapa do Rali Dakar. Kevin Benavides venceu o dia mas é Jose Ignacio Cornejo que reforça a sua liderança após uma etapa onde alguns dos rivais desistiram. Joaquim Rodrigues voltou a ser o melhor português.

andardemoto.pt @ 12-1-2021 11:20:16

Naquela que foi uma das etapas mais duras da 43ª edição do Rali Dakar, e depois de se saber da desistência de Xavier de Soultrait (HT Husqvarna), um dos grandes animadores da prova, devido às dores no pescoço depois de uma queda na 8ª Etapa, os pilotos das motos cumpriram hoje a 9ª Etapa do Dakar 2021.

Num “loop” com início e fim em Neom, com um cenário quase perfeito para as fotos, os mais desatentos pagaram o preço.

O australiano Toby Price (Red Bull KTM Factory), que estava a pouco mais de 1 minuto da liderança e tinha por isso a vitória no Dakar 2021 como objetivo, sofreu uma queda ao quilómetro 155 da etapa. Lesionou-se no braço esquerdo e ombro, e foi imediatamente transportado de helicóptero para o hospital em Tabuk.

Refira-se que Price estava hoje a utilizar um capacete especial em homenagem ao português Paulo Gonçalves, que faleceu precisamente há um ano quando participava no Rali Dakar.


Outro piloto que desistiu e que estava inclusivamente na luta pela vitória na etapa de hoje, Luciano Benavides, sofreu uma queda ao quilómetro 242. Tal como Price, também Luciano Benavides lesionou o ombro e foi transportado para o hospital de Tabuk.

Ainda no tema das desistências temos de referir o abandono de Ross Branch, que tal como Franco Caimi na etapa anterior, deixa a Yamaha muito desfalcada para o que falta disputar deste Dakar.

A luta pela vitória na 8ª Etapa do Rali Dakar foi discutida entre Kevin Benavides e Jose Ignacio Cornejo durante grande parte do dia. Os dois pilotos da Monster Energy Honda foram trocando de posição na liderança ao longo dos 465 km da especial em Neom. Eventualmente Kevin Benavides assegurou a distância necessária para fechar o dia em primeiro com 1m18s de vantagem para o segundo, que no entanto foi Ricky Brabec, também em Honda, que num esforço final notável assinou mesmo o segundo tempo.

A fechar o pódio do dia ficou então Jose Ignacio Cornejo.

Na classificação Geral, Jose Ignacio Cornejo passa a ser líder com 11m24s de vantagem para Kevin Benavides, enquanto Sam Sunderland (Red Bull KTM Factory) assume, para já, a terceira posição mas já mais de 14 minutos de diferença de Cornejo.



Quanto aos portugueses, Joaquim Rodrigues (Hero Motorsports) esteve em bom plano no dia de hoje. Chegou inclusivamente a ocupar a 5ª posição sensivelmente a meio da especial, mas algum tempo perdido deixou o português longe dos mais rápidos. Chegou ao bivouac em Neom na 13ª posição, perdeu 31m48s para Kevin Benavides, e na Geral ocupa agora a 12ª posição, uma excelente subida, estando a 1h48m03s do líder.

Sebastian Bühler (Hero Motorsports) parecia estar a ter novamente uma etapa positiva depois do bom trabalho feito na etapa anterior. Mas esta 9ª Etapa foi de facto bastante complicada ao nível da navegação, e Bühler, embora tenha conseguido estar sempre perto dos dez melhores, fechou o dia a perder novamente bastante tempo para o vencedor Kevin Benavides a partir do PK320. Perdeu 58m28s o que lhe deu o 24º tempo, e na Geral ocupa a 16ª posição a 3h03m12s de Jose Ignacio Cornejo.

Quanto a Rui Gonçalves (Sherco Factory), a queda na 8ª Etapa e consequentes dificuldades físicas acabam por impedir o piloto de Vidago de impor o ritmo que necessita para subir mais na classificação. Foi um dia complicado e a diferença de 1h45m58s atesta bem a dureza deste Rali Dakar. Na Geral, Rui Gonçalves está em 22º a 5h45m14s.

Leia também - Resultados do Prólogo do Rali Dakar

Leia também - Resultados da 1ª Etapa do Rali Dakar

Leia também - Resultados da 2ª Etapa do Rali Dakar

Leia também - Resultados da 3ª Etapa do Rali Dakar

Leia também - Resultados da 4ª Etapa do Rali Dakar

Leia também - Resultados da 5ª Etapa do Rali Dakar

Leia também - Resultados da 6ª Etapa do Rali Dakar

Leia também - Resultados da 7ª Etapa do Rali Dakar

Leia também - Resultados da 8ª Etapa do Rali Dakar

Classificação da 9ª Etapa do Rali Dakar


1 - Kevin Benavides (Honda)
2 - Ricky Brabec (Honda) +1m18s
3 - Jose Ignacio Cornejo (Honda) +1m34s
13 - Joaquim Rodrigues (Hero) +31m48s
24 - Sebastian Bühler (Hero) +58m28s
39 - Rui Gonçalves (Sherco) +1h45m58s


Classificação Geral após 9ª Etapa do Rali Dakar


1 - Jose Ignacio Cornejo
2 - Kevin Benavides +11m24s
3 - Sam Sunderland +14m34s
12 - Joaquim Rodrigues +1h48m03s
16 - Sebastian Bühler +3h03m12s
22 - Rui Gonçalves +5h45m14s

Antevisão da 10ª Etapa do Rali Dakar


13 de janeiro
Distância total: 583 km / Distância Especial: 342 km
Início: Neom / Fim: Alula
Não existem muitas palavras para descrever o cenário da primeira parte desta etapa. As zonas montanhosas são deslumbrantes. Mas as zonas de pistas de areia também. Será aqui que os especialistas em navegação podem usar as suas capacidades para acelerar pelo meio dos vales.

Galeria de fotos da 9ª Etapa do Rali Dakar

andardemoto.pt @ 12-1-2021 11:20:16


Clique aqui para ver mais sobre: Rali Dakar 2021