Dakar 2021 10ª Etapa – Honda imparável faz novo 1-2-3 e deixa tudo em aberto

A antepenúltima etapa do Rali Dakar deixou tudo em aberto quanto à vitória final. A Honda voltou a ter um dia muito forte e ocupou os três primeiros lugares à chegada a Al-Ula, com Ricky Brabec a ser o melhor. Joaquim Rodrigues continua como melhor português e terminou no Top 10.

andardemoto.pt @ 13-1-2021 10:56:33

Já estamos na reta final da 43ª edição do Rali Dakar. E depois de realizada a 10ª Etapa do Dakar 2021 percebemos que a vitória final ainda não está assegurada por ninguém, com três pilotos da Monster Energy Honda a estarem separados por 1m07s quando faltam agora disputar mais duas etapas para chegar ao palanque final em Jeddah.

No dia que levou a caravana do Rali Dakar de Neom a Al-Ula, o americano e campeão em título Ricky Brabec alcançou a liderança da 10ª Etapa à passagem do quilómetro 127. A partir daí não foi mais incomodado pelos rivais diretos, e apesar de seguir a abrir caminho para eles, incluindo Jose Ignacio Cornejo – que não evitou uma queda sem consequências graves – e Kevin Benavides, Brabec somou a sua segunda vitória em etapas deste ano, a terceira se contarmos com o Prólogo.

Depois dos 342 km da especial de hoje o pódio da etapa ficou completo com a presença de outras duas Honda. Joan Barreda foi o segundo a 3m15s, enquanto Kevin Benavides foi o terceiro a 5m11s de Ricky Brabec.


Com estes resultados, especialmente com Cornejo a perder hoje 17m42s para o vencedor, o novo líder é Kevin Benavides. Mas o argentino não tem ainda a liderança da Geral assegurada pois as diferenças são muito curtas!

Benavides tem 51 segundos de vantagem sobre Ricky Brabec, e o terceiro classificado na Geral é agora Jose Ignacio Cornejo que está a 1m07s. A vitória e os lugares do pódio do Rali Dakar 2021, tudo indica, que serão discutidos entre estes três pilotos Honda.

Sam Sunderland (Red Bull KTM Factory) é o único piloto que poderá mais facilmente intrometer-se nesta luta que vai durar até ao fim. O britânico é a maior esperança do fabricante austríaco em impedir novo triunfo Honda. Sundeland segue em 4º na Geral com 10m36s de atraso para Benavides.

Mas Sam Sunderland terá de se preocupar com quem vem atrás! Joan Barreda, na quarta moto da Honda que ocupa um dos cinco primeiros lugares da Geral, está a menos de cinco minutos de diferença de Sunderland. Caso Barreda continue a revelar a rapidez que demonstrou na 10ª Etapa de hoje, poderemos ter quatro motos Honda nos quatro primeiros lugares do Rali Dakar.

Se isso acontecer, será um resultado verdadeiramente avassalador para a equipa liderada por Ruben Faria.

ATUALIZAÇÃO 1

Já após ter chegado ao fim da etapa em Al-Ula, Jose Ignacio Cornejo foi obrigado a abandonar o Rali Dakar devido às lesões sofridas na queda de hoje. Assim, todos os pilotos que se encontram atrás de Cornejo na classificação Geral irão subir uma posição, uma notícia importante para Sam Sunderland que assim deverá assumir o 3º lugar. Também os pilotos portugueses irão beneficiar desta desistência. Aguardamos apenas a atualização oficial da classificação Geral por parte da ASO.

ATUALIZAÇÃO 2

Confirmada a desistência de Jose Ignacio Cornejo, que referiu já no hospital que na queda que sofreu hoje chegou mesmo a estar alguns minutos em perda de consciência, Sam Sunderland, tal como todos os restantes pilotos que se encontravam atrás do piloto chileno, sobe uma posição na Geral das motos e ocupa então o terceiro lugar.

Também os pilotos portugueses beneficiam desta situação.

Verifique as classificações atualizadas em baixo.



Quanto aos portugueses, Joaquim Rodrigues continua a demonstrar a sua regularidade aos comandos da Hero Motorsports. O português com o #27 terminou a 10ª Etapa a fechar precisamente o Top 10 com um atraso de 16m24s para Ricky Brabec. Na Geral, “JRod” está em 12º a 1h47m52s do líder Kevin Benavides.

Rui Gonçalves (Sherco Factory) esteve hoje a melhor nível depois de um dia muito díficil na 9ª Etapa, e conseguiu o 19º tempo. Já Sebastian Bühler (Hero Motorsports) voltou a perder tempo no início, mas terminou a etapa a melhorar, e fechou o décimo dia de competição com o 21º tempo.


Leia também – Resultados do Prólogo do Rali Dakar

Leia também – Resultados da 1ª Etapa do Rali Dakar

Leia também – Resultados da 2ª Etapa do Rali Dakar

Leia também – Resultados da 3ª Etapa do Rali Dakar

Leia também – Resultados da 4ª Etapa do Rali Dakar

Leia também – Resultados da 5ª Etapa do Rali Dakar

Leia também – Resultados da 6ª Etapa do Rali Dakar

Leia também – Resultados da 7ª Etapa do Rali Dakar

Leia também – Resultados da 8ª Etapa do Rali Dakar

Leia também – Resultados da 9ª Etapa do Rali Dakar

Classificação da 10ª Etapa do Rali Dakar


1 – Ricky Brabec (Honda)
2 – Joan Barreda (Honda) +3m15s
3 – Kevin Benavides (Honda) +5m11s
10 – Joaquim Rodrigues (Hero) +16m24s
19 – Rui Gonçalves (Sherco) +32m14s
21  – Sebastian Bühler (Hero) +43m31s


Classificação Geral após a 10ª Etapa do Rali Dakar


1 – Kevin Benavides
2 – Ricky Brabec +51 seg
3 – Sam Sunderland +10m36s
11 – Joaquim Rodrigues +1h47m52s
16 – Sebastian Bühler +3h30m08s
21 – Rui Gonçalves +6h00m53s

Antevisão da 11ª Etapa do Rali Dakar


14 de janeiro
Distância total: 557 km / Distância Especial: 511 km
Início: Alula / Fim: Yanbu
Esta será a etapa com a mais longa especial de todo o rali e servirá de cenário para os últimos ataques dos pilotos que procuram encontrar posições mais acima na classificação. Após alguns dias de ausência, as dunas estão de volta. Será um oceano de areia com mais de 100 km de extensão, e onde os melhores têm a oportunidade de fazer as diferenças para os perseguidores.

ATUALIZAÇÃO 3

As condições climatéricas que se fazem sentir no percurso da 11ª Etapa obrigaram a organização do Rali Dakar a encurtar a especial em cerca de 50 km em relação à distância inicialmente prevista.

Galeria de fotos da 10ª Etapa do Rali Dakar

andardemoto.pt @ 13-1-2021 10:56:33


Clique aqui para ver mais sobre: Rali Dakar 2021