Susana Esteves

Susana Esteves

Jornalista e motociclista

OPINIÃO

Automáticas: sim ou não?

Gosto de conduzir, seja o que for. E como tal, gosto de poder usufruir de tudo aquilo a que tenho direito nesta experiência. Sempre fui muito resistente às mudanças automáticas nos carros (e continuo a ser), mas nas motos sou ainda mais. Porquê? Porque para mim um carro é um simples e necessário meio de transporte ao qual tenho de recorrer de vez em quando.

andardemoto.pt @ 9-11-2020 23:35:59 - Susana Esteves

A moto acrescenta prazer a esta equação, e quando falamos de prazer a questão é: queremos automatizar e “ficar pela metade”, ou manter a mão na massa e aproveitar tudo?

É claro que esta é a lógica da batata. Os meus argumentos estão longe de serem racionais e basta uns minutos à conversa com alguém que usa mudanças automáticas diariamente para questionar estas minhas verdades.


Para quem faz cidade, esta opção torna a condução mais confortável e menos cansativa. O desgaste da moto é menor, as transições são mais suaves e o consumo é mais baixo. “Dá para andares mais relaxada e apreciares a condução e o ambiente à tua volta de forma diferente”, dizem-me. Ou seja, poupas a moto, poupas dinheiro e poupas-te a ti.

 - Humm…mas não podemos explorar livremente a potencia do motor, em estrada a condução é monótona e o prazer de condução é reduzido.

“Mas vais entrar em corridas? Tens a opção de dupla embraiagem e o prazer de condução é uma questão de perspetiva.”

Depois existe o núcleo mais extremista que pensa que as mudanças automáticas são “cena de menina”, para quem não tem mãozinhas para a moto, ou para quem não sabe conduzir. Motociclista “à séria” tem motos com mudanças.


Não partilho desta opinião, mas confesso que mantenho a resistência. A primeira vez que vi uma Honda com DCT senti que faltava alguma coisa ali. Em segundos, o nosso mecanismo de condução que já está totalmente automatizado na nossa cabeça e no nosso corpo dá “mensagem de erro” e pensamos: Como é que isto se conduz?

Primeiro estranha-se, depois entranha-se, diz-se. A verdade é que todos os que passaram para as automáticas ficaram fãs e dizem maravilhas.

Manuais ou automáticas? O que acham?

Boas curvas

Outros artigos da Susana Esteves:

andardemoto.pt @ 9-11-2020 23:35:59 - Susana Esteves


Clique aqui para ver mais sobre: Opiniões