Paulo Araújo
Motociclista, jornalista e comentador desportivo
OPINIÃO
Quando o cliente é o menos importante
É interessante, e ligeiramente preocupante, notar como certas soluções de marketing prevaleceram, não porque apresentem uma vantagem para o cliente, mas sim por representarem conveniência para o fabricante e distribuidor.
andardemoto.pt @ 20-6-2023 09:40:00 - Paulo Araújo
No mundo da distribuição de peças de motos, costumava ser normal, para vender, um concessionário ter que ter as peças em stock - não fazia sentido um cliente chegar ao balcão e dizerem-lhe para voltar uma semana mais tarde para conseguir um cabo de embraiagem ou uma manete, o cliente iria simplesmente ao concessionário seguinte.
Depois, veio a globalização da distribuição, com grandes entrepostos em Espanha ou na Holanda que, com o advento das ordens pela internet e armazenagem por robot garantiam distribuir as peças em cerca de 24 horas.Em Portugal, certas marcas, gabam-se de que uma encomenda feita num concessionário num dia de manhã, pode ser entregue no dia seguinte à tarde.
Isto fez com que, em vez de serem servidos ao balcão no momento, os clientes agora encontram lojas que não têm qualquer provisão de stock e os mandam voltar dois ou três dias mais tarde... após deixar um sinal. Nem vale a pena ir a outro concessionário, porque este lhes dirá o mesmo.
A conveniência é do retalhista que, com zero investimento em stock e em espaço, assegura a sua venda com pagamento adiantado, com conveniência também para o distribuidor, que pode de uma posição central abastecer toda a sua rede sem custos de armazenamento local.
A inconveniência, essa é toda para o consumidor final, que pelo contrário, tem a garantia de nunca encontrar a peça que precisa no próprio dia, tendo que esperar vários dias pela sua chegada e ainda pagar adiantado.
Certamente, a informatização trouxe vantagens a toda a cadeia... mas neste caso, é o cliente final o menos beneficiado.andardemoto.pt @ 20-6-2023 09:40:00 - Paulo Araújo
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