Paulo Araújo
Motociclista, jornalista e comentador desportivo
OPINIÃO
Foi-se Tony Scott
Não tenho por hábito fazer aqui obituários... quanto mais não fosse, são deprimentes, e o que a mim me diz muito, pode não dizer nada ao leitor... mas alguns são incontornáveis, e o de Tony Scott, preparador supremo de motores, é um deles...
andardemoto.pt @ 28-2-2018 19:23:48 - Paulo Araújo
Ele era o homem a quem todos recorriam em meados dos anos oitenta para preparação de motores a 4 tempos de corrida. Honda, Kawasaki, Yamaha... A lista das suas vitórias na Ilha de Man, ano após ano, parece um “quem é quem” dos melhores pilotos do seu tempo: Fogarty, Hislop, Jefferies, Rymer, McElnea, etc. Foi responsável pelos motores da Honda Inglaterra e foi a ele que recorremos quando se adquiriram duas RC30 para a equipa de SBK de Pedro Baptista em 1988.
Modesto, apagado, quase nunca visto nas corridas, preferindo dedicar-se à preparação de precisão no edifício construído nas traseiras da sua casa perto de Bolton, no centro de Inglaterra, Scott não estava à vontade nos meandros do marketing, razão pela qual, por essa altura lhe criei o –que viria a ser famoso - autocolante vermelho e azul que indicava a sua preparação, tal como o nome TONY SCOTT gravado nas cabeças por ele preparadas.
Diz-se que, já depois de dar inúmeros títulos mundiais à Honda, os
homens de topo do HRC quiseram visitar a sua “fábrica”, ficaram
embasbacados ao ver a pequena estrutura tipo barracão de onde, durante
mais de uma década, tinham saído os seus motores vencedores. É que Scott
começara nos anos setenta nas 4 rodas, com os Escort Mexico, e era um sobredotado no
entendimento das mais pequenas nuances de fluxos de gás e comportamento
dos motores que preparava, além de profundo conhecedor dos processos de torneio de metais e rectificação de precisão.
Infelizmente, foi-se agora há dias,
após uma batalha prolongada com o cancro. Pode-se dizer que deixa
saudades, um pouco por todo o mundo...
andardemoto.pt @ 28-2-2018 19:23:48 - Paulo Araújo
Outros artigos de Paulo Araújo:
Quando o cliente é o menos importante
A MotoGP em 2023: Mais eletrónica, mais técnica, mais difícil
As (minhas) motos ao longo dos anos
Época tola na MotoGP: Tudo muda em 2022
Miguel Oliveira - De herói a vilão
MotoGP, Testes pré-época em Valencia
Milão mostra as tendências globais
Superbike - Rea é o culpado da crise?
Marquez, 7 vezes Campeão - De outro mundo
Leon Haslam vence Britânico de Superbike - Meio século de glória para o clã Haslam
Por dentro dos Grand Prix Legends...
Frank Sinatra e Eddie Lawson: a teoria do afastamento precoce
Curiosidades - As marcas e os nomes
Mundial de Superbike chega a Portimão ao rubro – previsão
MotoGP 2018 - Decisão histórica
Recordes em pista - A tender para zero?
Bons velhos tempos nas Superbike
Superbike- Irá a nova BMW fazer diferença?
Mundial Superbike 2018 – Uma época à procura de maior equilíbrio
Moto GP- Qual é o problema com a Yamaha?
MotoGP - Silly season - a época tola
Uma crónica acerca de... nada!
"Tudo é possível" - uma aventura em Vespa
Ilha de Man 2018 - Recordes batidos, e ainda vamos nos treinos!
Barry Sheene, as motos e o marketing
Mundial SBK - A evolução da Yamaha YZF-R1
Curiosidades – Os homens da Força Aérea Sueca
Histórias do Mundial - Santiago Herrero: Campeão sem coroa
Curiosidades - Evinrude e os Davidson
MotoGP - Previsão de uma época histórica
Mundiais de Velocidade - A YZR500, ou OW – A 500 de GP da Yamaha
Mundiais de Velocidade - A Honda NS/NSR500
Mundiais de Velocidade – A Suzuki RG500 - Parte II
Mundiais de Velocidade – A Suzuki RG500 - Parte I
Mundiais Velocidade - A evolução
Moto GP – Como vai ser 2018? – 3ª Parte – A Suzuki e a KTM
Moto GP – Como vai ser 2018? – 1ª Parte – A Honda e a Yamaha
Os famosos e as motos – Uma inevitável atração?
Histórias do Mundial – Gary Nixon, o campeão que nunca chegou a ser...
Histórias do Mundial – As poderosas 500
Histórias do Mundial - Degner, Kaaden e a MZ
Grande Prémio de Macau de 1986 - O primeiro com portugueses - 1ª parte
Mundial Superbike – Retrospectiva 2017
A Moriwaki – Um prodígio à Japonesa
Quando os Grandes Prémios serviam para sonhar - A ELF500
Harris YZR500 - A aventura no Mundial
Técnica MotoGP - “Chatter” e como o evitar
GP San Marino Moto GP – A ausência de Rossi
Curiosidades do Mundial de outrora...
Mundial de Superbikes - A corrida no México
O Mundial de velocidade, como era há 30 anos...
Recordando as 8 Horas de Suzuka
As corridas de Clube em Inglaterra
Recordando a magia de Spa- Francorchamps
Como resolver a crise nas SBK?
McLaughlin e a criação das Superbike
Mundial MotoGP - Itália - Chega o novo Michelin
É tempo de Ilha de Man de novo
As origens da KTM de Miguel Oliveira
Jerez de la Frontera: Destino obrigatório
Mundial de Superbikes chega a Assen
Parentescos - Porque há cada vez mais famílias no MotoGP?
A propósito de Motoshows por esse mundo fora...
Moto2 revela equilíbrio antes da prova inicial em Losail, no Qatar
Novos pneus Michelin em foco nos treinos MotoGP
Clique aqui para ver mais sobre: Opiniões