Paulo Araújo

Paulo Araújo

Motociclista, jornalista e comentador desportivo

OPINIÃO

Foi-se Tony Scott

Não tenho por hábito fazer aqui obituários... quanto mais não fosse, são deprimentes, e o que a mim me diz muito, pode não dizer nada ao leitor... mas alguns são incontornáveis, e o de Tony Scott, preparador supremo de motores, é um deles...

andardemoto.pt @ 28-2-2018 19:23:48 - Paulo Araújo

Ele era o homem a quem todos recorriam em meados dos anos oitenta para preparação de motores a 4 tempos de corrida. Honda, Kawasaki, Yamaha... A lista das suas vitórias na Ilha de Man, ano após ano, parece um “quem é quem” dos melhores pilotos do seu tempo: Fogarty, Hislop, Jefferies, Rymer, McElnea, etc.  Foi responsável pelos motores da Honda Inglaterra e foi a ele que recorremos quando se adquiriram duas RC30 para a equipa de SBK de Pedro Baptista em 1988.

Modesto, apagado, quase nunca visto nas corridas, preferindo dedicar-se à preparação de precisão no edifício construído nas traseiras da sua casa perto de Bolton, no centro de Inglaterra, Scott não estava à vontade nos meandros do marketing, razão pela qual, por essa altura lhe criei o –que viria a ser famoso - autocolante vermelho e azul que indicava a sua preparação, tal como o nome TONY SCOTT gravado nas cabeças por ele preparadas.



 O famoso autocolante Tony Scottna RC30 de Fogarty

O famoso autocolante Tony Scottna RC30 de Fogarty

Diz-se que, já depois de dar inúmeros títulos mundiais à Honda, os homens de topo do HRC quiseram visitar a sua “fábrica”, ficaram embasbacados ao ver a pequena estrutura tipo barracão de onde, durante mais de uma década, tinham saído os seus motores vencedores. É que Scott começara nos anos setenta nas 4 rodas, com os Escort Mexico, e era um sobredotado no entendimento das mais pequenas nuances de fluxos de gás e comportamento dos motores que preparava, além de profundo conhecedor dos processos de torneio de metais e rectificação de precisão.

Infelizmente, foi-se agora há dias, após uma batalha prolongada com o cancro. Pode-se dizer que deixa saudades, um pouco por todo o mundo...

andardemoto.pt @ 28-2-2018 19:23:48 - Paulo Araújo

Outros artigos de Paulo Araújo:

Ligar o complicómetro

Oliveira da Serra (Algarvia)

O Dakar e os portugueses

As tribos motard

Quando o cliente é o menos importante

A questão da Honda Repsol

Novos horizontes

A MotoGP em 2023: Mais eletrónica, mais técnica, mais difícil

Decidir sem pensar

As (minhas) motos ao longo dos anos

A hora da Ducati

Aonde vai isto parar?

Oliveira e os descrentes

Época tola na MotoGP: Tudo muda em 2022

A evolução da espécie

E as Superbike ?

A esbater as fronteiras

Miguel Oliveira - De herói a vilão

Os que ficaram em 2021

MotoGP, Testes pré-época em Valencia

O Campeão tranquilo

Milão mostra as tendências globais

Superbike - Rea é o culpado da crise?

Marquez, 7 vezes Campeão - De outro mundo

Leon Haslam vence Britânico de Superbike - Meio século de glória para o clã Haslam

Por dentro dos Grand Prix Legends...

Das duas para as quatro rodas

Frank Sinatra e Eddie Lawson: a teoria do afastamento precoce

Departamento de truques sujos

Curiosidades - As marcas e os nomes

Mundial de Superbike chega a Portimão ao rubro – previsão

MotoGP 2018 - Decisão histórica

O preço de economizar

As motos e os miúdos

Porquê raspar o joelho?

Recordes em pista - A tender para zero?

Bons velhos tempos nas Superbike

A Honda RC30 tem 30 anos

A alegria do faça-você-mesmo

Superbike- Irá a nova BMW fazer diferença?

Mundial Superbike 2018 – Uma época à procura de maior equilíbrio

Moto GP- Qual é o problema com a Yamaha?

MotoGP - Silly season - a época tola

História repetida?

Uma crónica acerca de... nada!

"Tudo é possível" - uma aventura em Vespa

Ilha de Man 2018 - Recordes batidos, e ainda vamos nos treinos!

Barry Sheene, as motos e o marketing

Meninas e Motos

A Norton Commando

Mundial SBK - A evolução da Yamaha YZF-R1

Do avião à moto

Convivendo com Graziano Rossi

O jogo do empresta

Curiosidades – Os homens da Força Aérea Sueca

Histórias do Mundial - Santiago Herrero: Campeão sem coroa

Curiosidades - Evinrude e os Davidson

MotoGP - Previsão de uma época histórica

Mundiais de Velocidade - A YZR500, ou OW – A 500 de GP da Yamaha

Mundiais de Velocidade - A Honda NS/NSR500

Foi-se Tony Scott

Mundiais de Velocidade – A Suzuki RG500 - Parte II

Mundiais de Velocidade – A Suzuki RG500 - Parte I

Mundiais Velocidade - A evolução

Oportunidades perdidas

Moto GP – Como vai ser 2018? – 3ª Parte – A Suzuki e a KTM

Moto GP – Como vai ser 2018? – 1ª Parte – A Honda e a Yamaha

Os famosos e as motos – Uma inevitável atração?

Corridas de moto no Natal?

Histórias do Mundial – Gary Nixon, o campeão que nunca chegou a ser...

Histórias do Mundial – As poderosas 500

Histórias do Mundial - Degner, Kaaden e a MZ

Pneus de MotoGP

Retrospectiva – MotoGP 2017

Grande Prémio de Macau de 1986 - O primeiro com portugueses - 1ª parte

Mundial Superbike – Retrospectiva 2017

Mundial Moto 3- Retrospectiva

A Moriwaki – Um prodígio à Japonesa

Quando os Grandes Prémios serviam para sonhar - A ELF500

Yoshimura, o mago dos motores

Harris YZR500 - A aventura no Mundial

O que vem a seguir em Moto2?

Técnica MotoGP - “Chatter” e como o evitar

Porquê raspar o joelho?

GP San Marino Moto GP – A ausência de Rossi

A Ducati e Doug Polen

Curiosidades do Mundial de outrora...

Mundial de Superbikes - A corrida no México

O que é o Northwest 200?

As gloriosas 350

O Mundial de velocidade, como era há 30 anos...

Recordando as 8 Horas de Suzuka

As corridas de Clube em Inglaterra

Recordando a magia de Spa- Francorchamps

Ainda as Superbike...

Como resolver a crise nas SBK?

McLaughlin e a criação das Superbike

Karma, ou o ciclo da vida…

Mundial MotoGP - Itália - Chega o novo Michelin

É tempo de Ilha de Man de novo

Regresso às origens nas SBK

Nicky Hayden, o adeus

As origens da KTM de Miguel Oliveira

Recordando momentos...

Jerez de la Frontera: Destino obrigatório

Mundial de Superbikes chega a Assen

Porque correm os Ingleses?

Quando menos era mais...

Parentescos - Porque há cada vez mais famílias no MotoGP?

A propósito de Motoshows por esse mundo fora...

Moto2 revela equilíbrio antes da prova inicial em Losail, no Qatar

Novos pneus Michelin em foco nos treinos MotoGP

O Artesão dos Escapes

Adeus, Sir John

O adeus às asas traz mais problemas do que os que resolve?

O Regresso das SBK


Clique aqui para ver mais sobre: Opiniões