Paulo Araújo

Paulo Araújo

Motociclista, jornalista e comentador desportivo

OPINIÃO

As corridas de Clube em Inglaterra

Esta semana, lembrei-me de falar um bocadinho, sempre indo buscar memórias do passado, da cena de corridas de Clube Inglesa, sem dúvida uma das razões principais porque Inglaterra tem tantos e tão bons pilotos Internacionais.

andardemoto.pt @ 19-7-2017 10:12:01 - Paulo Araújo

Num país democrático por excelência, como o Reino Unido, era lógico ter um sistema que permitisse a qualquer pessoa correr de moto, e continuar a fazê-lo se lhe agradasse, mas ao mesmo tempo permitisse aos mais talentosos, os verdadeiros pilotos do futuro, ascender rapidamente na carreira. Esse sistema é a gradação de licenças de competição: Novato, Restrita a Clube, Nacional e finalmente, Internacional.

Todos os pilotos provenientes de Reino Unido, e boa parte de estrangeiros que lá correram, passaram por um dos Clubes que organizam Campeonatos, divididos em Norte, Centro e Sul, tal a quantidade de pilotos, pistas e distâncias a viajar.

Para um piloto do Sul, por exemplo, fazer uma prova em Cadwell, lá muito ao Norte, teria de sair de casa no dia anterior, já que as verificações começam pontualmente pelas 7:30 da manhã, para aproveitar o dia e acomodar todas as classes, no nosso tempo, cerca de 18.



Segue que, na prática, se corre em pistas que podemos atingir com hora ou hora e meia de viagem. Assim, no Sul, ou em redor de Londres, há dois clubes principais, o KRC (Kent Racing Combine) que faz corridas em Brands Hatch e Lydden e o famoso BMCRC, British Motorcycle Racing Club, ou carinhosamente Bemsee, que usa Brands e Snetterton.

Ora, para passar de grau de licença, temos de competir com sucesso (não é ganhar, é não causar espalhafato ou quedas) em três circuitos diferentes, e aqui é que entra Brands Hatch nas suas duas configurações: O Circuito pequeno, ou Indy e o longo, ou GP, são considerados dois traçados diferentes, e muito bem, pois diferem enormemente em carácter, partilhando embora toda a zona do começo da reta da meta à parte de trás do “paddock”.

Uma Yamaha 250 LC que me dava trabalho bater no circuito curto na minha 350, desaparecia para trás nas longas retas de alta velocidade da versão longa, e assim por diante.

Ao longo das épocas, uma quantidade de portugueses correram nestes clubes, logo de caras, o Francisco Sande e Castro,  o “outro” Paulo Araújo, Joe Domingues, João Saavedra, este com algum sucesso, e decerto estou a esquecer alguns.

Segue que, das regras de Clube, todos os pilotos que se vieram a distinguir partilharam estas pistas e estas grelhas e foi assim que corremos, no nosso tempo, com nomes como Damon Hill, depois Campeão de Formula 1, Terry Rymer, Graham Read, filho de Phil Read, Roland Brown que agora escreve algures, e muitos outros.

O talento individual encarregou-se de os salientar e projectar para outros campeonatos e o tempo fez o resto. A nós, resta as memórias e poder dizer que, um dia, partimos das mesmas grelhas que eles...


andardemoto.pt @ 19-7-2017 10:12:01 - Paulo Araújo

Outros artigos de Paulo Araújo:

Ligar o complicómetro

Oliveira da Serra (Algarvia)

O Dakar e os portugueses

As tribos motard

Quando o cliente é o menos importante

A questão da Honda Repsol

Novos horizontes

A MotoGP em 2023: Mais eletrónica, mais técnica, mais difícil

Decidir sem pensar

As (minhas) motos ao longo dos anos

A hora da Ducati

Aonde vai isto parar?

Oliveira e os descrentes

Época tola na MotoGP: Tudo muda em 2022

A evolução da espécie

E as Superbike ?

A esbater as fronteiras

Miguel Oliveira - De herói a vilão

Os que ficaram em 2021

MotoGP, Testes pré-época em Valencia

O Campeão tranquilo

Milão mostra as tendências globais

Superbike - Rea é o culpado da crise?

Marquez, 7 vezes Campeão - De outro mundo

Leon Haslam vence Britânico de Superbike - Meio século de glória para o clã Haslam

Por dentro dos Grand Prix Legends...

Das duas para as quatro rodas

Frank Sinatra e Eddie Lawson: a teoria do afastamento precoce

Departamento de truques sujos

Curiosidades - As marcas e os nomes

Mundial de Superbike chega a Portimão ao rubro – previsão

MotoGP 2018 - Decisão histórica

O preço de economizar

As motos e os miúdos

Porquê raspar o joelho?

Recordes em pista - A tender para zero?

Bons velhos tempos nas Superbike

A Honda RC30 tem 30 anos

A alegria do faça-você-mesmo

Superbike- Irá a nova BMW fazer diferença?

Mundial Superbike 2018 – Uma época à procura de maior equilíbrio

Moto GP- Qual é o problema com a Yamaha?

MotoGP - Silly season - a época tola

História repetida?

Uma crónica acerca de... nada!

"Tudo é possível" - uma aventura em Vespa

Ilha de Man 2018 - Recordes batidos, e ainda vamos nos treinos!

Barry Sheene, as motos e o marketing

Meninas e Motos

A Norton Commando

Mundial SBK - A evolução da Yamaha YZF-R1

Do avião à moto

Convivendo com Graziano Rossi

O jogo do empresta

Curiosidades – Os homens da Força Aérea Sueca

Histórias do Mundial - Santiago Herrero: Campeão sem coroa

Curiosidades - Evinrude e os Davidson

MotoGP - Previsão de uma época histórica

Mundiais de Velocidade - A YZR500, ou OW – A 500 de GP da Yamaha

Mundiais de Velocidade - A Honda NS/NSR500

Foi-se Tony Scott

Mundiais de Velocidade – A Suzuki RG500 - Parte II

Mundiais de Velocidade – A Suzuki RG500 - Parte I

Mundiais Velocidade - A evolução

Oportunidades perdidas

Moto GP – Como vai ser 2018? – 3ª Parte – A Suzuki e a KTM

Moto GP – Como vai ser 2018? – 1ª Parte – A Honda e a Yamaha

Os famosos e as motos – Uma inevitável atração?

Corridas de moto no Natal?

Histórias do Mundial – Gary Nixon, o campeão que nunca chegou a ser...

Histórias do Mundial – As poderosas 500

Histórias do Mundial - Degner, Kaaden e a MZ

Pneus de MotoGP

Retrospectiva – MotoGP 2017

Grande Prémio de Macau de 1986 - O primeiro com portugueses - 1ª parte

Mundial Superbike – Retrospectiva 2017

Mundial Moto 3- Retrospectiva

A Moriwaki – Um prodígio à Japonesa

Quando os Grandes Prémios serviam para sonhar - A ELF500

Yoshimura, o mago dos motores

Harris YZR500 - A aventura no Mundial

O que vem a seguir em Moto2?

Técnica MotoGP - “Chatter” e como o evitar

Porquê raspar o joelho?

GP San Marino Moto GP – A ausência de Rossi

A Ducati e Doug Polen

Curiosidades do Mundial de outrora...

Mundial de Superbikes - A corrida no México

O que é o Northwest 200?

As gloriosas 350

O Mundial de velocidade, como era há 30 anos...

Recordando as 8 Horas de Suzuka

As corridas de Clube em Inglaterra

Recordando a magia de Spa- Francorchamps

Ainda as Superbike...

Como resolver a crise nas SBK?

McLaughlin e a criação das Superbike

Karma, ou o ciclo da vida…

Mundial MotoGP - Itália - Chega o novo Michelin

É tempo de Ilha de Man de novo

Regresso às origens nas SBK

Nicky Hayden, o adeus

As origens da KTM de Miguel Oliveira

Recordando momentos...

Jerez de la Frontera: Destino obrigatório

Mundial de Superbikes chega a Assen

Porque correm os Ingleses?

Quando menos era mais...

Parentescos - Porque há cada vez mais famílias no MotoGP?

A propósito de Motoshows por esse mundo fora...

Moto2 revela equilíbrio antes da prova inicial em Losail, no Qatar

Novos pneus Michelin em foco nos treinos MotoGP

O Artesão dos Escapes

Adeus, Sir John

O adeus às asas traz mais problemas do que os que resolve?

O Regresso das SBK


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto