
Paulo Araújo
Motociclista, jornalista e comentador desportivo
OPINIÃO
Adeus, Sir John
John Surtees, o único piloto a conquistar os mundiais de GP500 e Formula 1, deixou-nos...
A 22 de Outubro de 2005, passeava-se este jornalista pelas boxes do Estoril, algo fora do seu meio ambiente, pois disputava-se nesse fim-de-semana a prova de Portugal do extinto campeonato A1 GP, quando no meio da confusão de equipas, fotógrafos e comissários reconheceu uma figura inconfundível...
andardemoto.pt @ 10-3-2017 23:50:36 - Paulo Araújo
Quer fosse pelas muitas fotos, quer pelas muitas vezes que o tinha visto correr em exibições históricas em Inglaterra, reconheci-o imediatamente: Sir John Surtees.
Era ele o “seat holder” do team Grã-Bretanha, e logo ali acordámos uma entrevista para quando as coisas sossegassem, mais à tarde...
A entrevista permanece talvez um dos pontos mais altos da minha carreira, empatada com a oportunidade de testar várias motos de fábrica do Mundial de SBK em Portimão em 2008. Entrevista que acabou quase duas horas mais tarde, como uma conversa entre amigos, dada a simpatia do velho guerreiro (contava já então 71 anos) e a inevitável realidade de descobrimos, no curso da conversa, vários conhecimentos em comum.
O que mais me impressionou nessa entrevista foram as memórias da sua fase de passagem das motos aos carros: A Cooper queria-o, dada a rapidez demonstrada num primeiro contacto, mas ele disse: “não, não, eu sou um homem das motos!”
Foi esta candura, confessando que sempre foi muito mau a fazer dinheiro e negociar contratos, que mais fica na memória do meu encontro com este homem que fica na história como o único a vencer o Mundial de 500 em duas rodas (quatro vezes!) e depois a Formula 1, em 1964, nada menos que para a Ferrari, e que hoje, dia 10 de Março de 2017, desapareceu, com 83 anos.
Ironicamente, 14 anos ao dia em que Barry Sheene, outro grande nome das duas rodas também se foi...
andardemoto.pt @ 10-3-2017 23:50:36 - Paulo Araújo
Outros artigos de Paulo Araújo:
Quando o cliente é o menos importante
A MotoGP em 2023: Mais eletrónica, mais técnica, mais difícil
As (minhas) motos ao longo dos anos
Época tola na MotoGP: Tudo muda em 2022
Miguel Oliveira - De herói a vilão
MotoGP, Testes pré-época em Valencia
Milão mostra as tendências globais
Superbike - Rea é o culpado da crise?
Marquez, 7 vezes Campeão - De outro mundo
Leon Haslam vence Britânico de Superbike - Meio século de glória para o clã Haslam
Por dentro dos Grand Prix Legends...
Frank Sinatra e Eddie Lawson: a teoria do afastamento precoce
Curiosidades - As marcas e os nomes
Mundial de Superbike chega a Portimão ao rubro – previsão
MotoGP 2018 - Decisão histórica
Recordes em pista - A tender para zero?
Bons velhos tempos nas Superbike
Superbike- Irá a nova BMW fazer diferença?
Mundial Superbike 2018 – Uma época à procura de maior equilíbrio
Moto GP- Qual é o problema com a Yamaha?
MotoGP - Silly season - a época tola
Uma crónica acerca de... nada!
"Tudo é possível" - uma aventura em Vespa
Ilha de Man 2018 - Recordes batidos, e ainda vamos nos treinos!
Barry Sheene, as motos e o marketing
Mundial SBK - A evolução da Yamaha YZF-R1
Curiosidades – Os homens da Força Aérea Sueca
Histórias do Mundial - Santiago Herrero: Campeão sem coroa
Curiosidades - Evinrude e os Davidson
MotoGP - Previsão de uma época histórica
Mundiais de Velocidade - A YZR500, ou OW – A 500 de GP da Yamaha
Mundiais de Velocidade - A Honda NS/NSR500
Mundiais de Velocidade – A Suzuki RG500 - Parte II
Mundiais de Velocidade – A Suzuki RG500 - Parte I
Mundiais Velocidade - A evolução
Moto GP – Como vai ser 2018? – 3ª Parte – A Suzuki e a KTM
Moto GP – Como vai ser 2018? – 1ª Parte – A Honda e a Yamaha
Os famosos e as motos – Uma inevitável atração?
Histórias do Mundial – Gary Nixon, o campeão que nunca chegou a ser...
Histórias do Mundial – As poderosas 500
Histórias do Mundial - Degner, Kaaden e a MZ
Grande Prémio de Macau de 1986 - O primeiro com portugueses - 1ª parte
Mundial Superbike – Retrospectiva 2017
A Moriwaki – Um prodígio à Japonesa
Quando os Grandes Prémios serviam para sonhar - A ELF500
Harris YZR500 - A aventura no Mundial
Técnica MotoGP - “Chatter” e como o evitar
GP San Marino Moto GP – A ausência de Rossi
Curiosidades do Mundial de outrora...
Mundial de Superbikes - A corrida no México
O Mundial de velocidade, como era há 30 anos...
Recordando as 8 Horas de Suzuka
As corridas de Clube em Inglaterra
Recordando a magia de Spa- Francorchamps
Como resolver a crise nas SBK?
McLaughlin e a criação das Superbike
Mundial MotoGP - Itália - Chega o novo Michelin
É tempo de Ilha de Man de novo
As origens da KTM de Miguel Oliveira
Jerez de la Frontera: Destino obrigatório
Mundial de Superbikes chega a Assen
Parentescos - Porque há cada vez mais famílias no MotoGP?
A propósito de Motoshows por esse mundo fora...
Moto2 revela equilíbrio antes da prova inicial em Losail, no Qatar
Novos pneus Michelin em foco nos treinos MotoGP
Clique aqui para ver mais sobre: Desporto