Paulo Araújo

Paulo Araújo

Motociclista, jornalista e comentador desportivo

OPINIÃO

O Regresso das SBK

Bang! A temporada de Superbike teve início em Philip Island há dias, e se alguém estava à espera que as novas regras do Campeonato produzissem corridas muito diferentes, enganou-se...

andardemoto.pt @ 6-3-2017 18:26:17 - Paulo Araújo

Jonathan Rea vence as duas mangas da ronda inaugural do campeonato de WSBK de 2017

Jonathan Rea vence as duas mangas da ronda inaugural do campeonato de WSBK de 2017

Mesmo sendo forçado pelo novo regulamento a arrancar da terceira fila, devido à vitória na primeira manga, e tal como os dois outros ocupantes do pódio, Jonathan Rea só levou 5 voltas a reconquistar o comando da corrida com uma série de manobras de precisão tão típicas suas, para liderar confortavelmente e vencer a primeira corrida do ano, quem sabe a caminho do inédito terceiro título consecutivo... 

Já o seu colega de equipa Tom Sykes ficou “entalado” em sexto, com a dupla dinâmica da Ducati Aruba “Chaz & Mel” a perseguir o titular até final. O facto é que a Kawasaki é um conjunto tão perto da perfeição, tão fácil de explorar e, ainda por cima, tão feito ao gosto e à medida de Rea, que mesmo com a vantagem de velocidade de ponta, a Ducati não chegou para a “verdinha”. 

Os que esperavam que o regresso de Melandri fizesse grande diferença, poderão ter ficado desiludidos com uma queda na primeira manga e o pódio único na segunda, conseguido por ultrapassagem a Alex Lowes mesmo na última volta, já que o piloto de Ravenna foi conclusivamente batido em ambas as mangas pelo seu colega de equipa Chaz Davies... o pequeno detalhe da volta rápida ter ido para o Italiano poderá ditar surpresas já a seguir, em pistas mais favoráveis à Ducati... 

A ironia é que o argumento superior da Ducati, a velocidade e estabilidade em curva, pertence agora à Kawasaki, e o lado forte da Kawasaki, velocidade de ponta absoluta, está agora do lado da Ducati... mas em Philip Island pouco contou... Fica o repto para ver se alguém (a Yamaha??) se consegue intrometer nesta luta. 

Seria omisso não falar da boa forma de Xavi Forés, que começou por andar sempre nos primeiros 3 durante os treinos, consolidando isso nas corridas com um 6º e um 5ºlugares, mais uma vez ilustrando a pequena diferença que separa as motos oficiais de Borgo Panigale das “outras” da mesma marca... falando das marcas, se a Yamaha mostrou um ar da sua graça, decerto devido ao trabalho pré-época de Lowes, já a Honda ficou aquém do esperado... novo piloto de nome sonante vindo da MotoGP e novas cores Red Bull não ajudaram a também nova Fireblade a impor-se, acabando Hayden por cair e nem marcar pontos na segunda corrida e Bradl por ficar em 15º em ambas... a caminho da Tailândia, a Ten Kate tem de interrogar-se sobre o que está mal, ou poderá nunca ter a chance de recuperar no Campeonato que regressa a Portimão este ano... 

Numa nota mais íntima, Guintoli, que deixou o Mundial a caminho do Britânico, foi afectado por uma tragédia pessoal há dias, quando a esposa Caroline, que esperava o quinto filho do casal, sofreu um aborto espontâneo. As centenas de mensagens de apoio enviadas ao casal mostram como a SBK ainda é uma família, onde felizmente, os valores e emoções humanas ainda se sobrepõem ao dinheiro e às máquinas... Andem seguros!


Resultados


andardemoto.pt @ 6-3-2017 18:26:17 - Paulo Araújo

Outros artigos de Paulo Araújo:

Ligar o complicómetro

Oliveira da Serra (Algarvia)

O Dakar e os portugueses

As tribos motard

Quando o cliente é o menos importante

A questão da Honda Repsol

Novos horizontes

A MotoGP em 2023: Mais eletrónica, mais técnica, mais difícil

Decidir sem pensar

As (minhas) motos ao longo dos anos

A hora da Ducati

Aonde vai isto parar?

Oliveira e os descrentes

Época tola na MotoGP: Tudo muda em 2022

A evolução da espécie

E as Superbike ?

A esbater as fronteiras

Miguel Oliveira - De herói a vilão

Os que ficaram em 2021

MotoGP, Testes pré-época em Valencia

O Campeão tranquilo

Milão mostra as tendências globais

Superbike - Rea é o culpado da crise?

Marquez, 7 vezes Campeão - De outro mundo

Leon Haslam vence Britânico de Superbike - Meio século de glória para o clã Haslam

Por dentro dos Grand Prix Legends...

Das duas para as quatro rodas

Frank Sinatra e Eddie Lawson: a teoria do afastamento precoce

Departamento de truques sujos

Curiosidades - As marcas e os nomes

Mundial de Superbike chega a Portimão ao rubro – previsão

MotoGP 2018 - Decisão histórica

O preço de economizar

As motos e os miúdos

Porquê raspar o joelho?

Recordes em pista - A tender para zero?

Bons velhos tempos nas Superbike

A Honda RC30 tem 30 anos

A alegria do faça-você-mesmo

Superbike- Irá a nova BMW fazer diferença?

Mundial Superbike 2018 – Uma época à procura de maior equilíbrio

Moto GP- Qual é o problema com a Yamaha?

MotoGP - Silly season - a época tola

História repetida?

Uma crónica acerca de... nada!

"Tudo é possível" - uma aventura em Vespa

Ilha de Man 2018 - Recordes batidos, e ainda vamos nos treinos!

Barry Sheene, as motos e o marketing

Meninas e Motos

A Norton Commando

Mundial SBK - A evolução da Yamaha YZF-R1

Do avião à moto

Convivendo com Graziano Rossi

O jogo do empresta

Curiosidades – Os homens da Força Aérea Sueca

Histórias do Mundial - Santiago Herrero: Campeão sem coroa

Curiosidades - Evinrude e os Davidson

MotoGP - Previsão de uma época histórica

Mundiais de Velocidade - A YZR500, ou OW – A 500 de GP da Yamaha

Mundiais de Velocidade - A Honda NS/NSR500

Foi-se Tony Scott

Mundiais de Velocidade – A Suzuki RG500 - Parte II

Mundiais de Velocidade – A Suzuki RG500 - Parte I

Mundiais Velocidade - A evolução

Oportunidades perdidas

Moto GP – Como vai ser 2018? – 3ª Parte – A Suzuki e a KTM

Moto GP – Como vai ser 2018? – 1ª Parte – A Honda e a Yamaha

Os famosos e as motos – Uma inevitável atração?

Corridas de moto no Natal?

Histórias do Mundial – Gary Nixon, o campeão que nunca chegou a ser...

Histórias do Mundial – As poderosas 500

Histórias do Mundial - Degner, Kaaden e a MZ

Pneus de MotoGP

Retrospectiva – MotoGP 2017

Grande Prémio de Macau de 1986 - O primeiro com portugueses - 1ª parte

Mundial Superbike – Retrospectiva 2017

Mundial Moto 3- Retrospectiva

A Moriwaki – Um prodígio à Japonesa

Quando os Grandes Prémios serviam para sonhar - A ELF500

Yoshimura, o mago dos motores

Harris YZR500 - A aventura no Mundial

O que vem a seguir em Moto2?

Técnica MotoGP - “Chatter” e como o evitar

Porquê raspar o joelho?

GP San Marino Moto GP – A ausência de Rossi

A Ducati e Doug Polen

Curiosidades do Mundial de outrora...

Mundial de Superbikes - A corrida no México

O que é o Northwest 200?

As gloriosas 350

O Mundial de velocidade, como era há 30 anos...

Recordando as 8 Horas de Suzuka

As corridas de Clube em Inglaterra

Recordando a magia de Spa- Francorchamps

Ainda as Superbike...

Como resolver a crise nas SBK?

McLaughlin e a criação das Superbike

Karma, ou o ciclo da vida…

Mundial MotoGP - Itália - Chega o novo Michelin

É tempo de Ilha de Man de novo

Regresso às origens nas SBK

Nicky Hayden, o adeus

As origens da KTM de Miguel Oliveira

Recordando momentos...

Jerez de la Frontera: Destino obrigatório

Mundial de Superbikes chega a Assen

Porque correm os Ingleses?

Quando menos era mais...

Parentescos - Porque há cada vez mais famílias no MotoGP?

A propósito de Motoshows por esse mundo fora...

Moto2 revela equilíbrio antes da prova inicial em Losail, no Qatar

Novos pneus Michelin em foco nos treinos MotoGP

O Artesão dos Escapes

Adeus, Sir John

O adeus às asas traz mais problemas do que os que resolve?

O Regresso das SBK


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto