
Paulo Araújo
Motociclista, jornalista e comentador desportivo
OPINIÃO
Mundial MotoGP - Itália - Chega o novo Michelin
A categoria de MotoGP chega ao GP de Itália com claro domínio da Yamaha pelas vitórias de Viñales e bons resultados de Rossi e Zarco... mas
será para continuar?
andardemoto.pt @ 3-6-2017 11:25:00 - Paulo Araújo
Mugello este fim de semana pode ser o Grande Prémio em que "a coisa" muda de
figura. Tudo por causa do novo pneu da Michelin.
Expliquemos:
O pneu 70, que
vai ser usado a partir de agora, não é novo: apenas não foi o escolhido pela
maioria dos pilotos até agora, que preferiram o mais maleável 06 nos testes
pré-época.
Só que depois, quando as coisas fiam mais fino, descobriram que as características do 06 davam muito movimento à frente, (quantas quedas de Marquez e Lorenzo este ano??) com a consequente falta de confiança na fase crítica de entrada em curva e travagem no limite.... e a entrada em curva condiciona TUDO, porque dela depende a velocidade em curva e, claro, a aceleração à saída!
Assim, após Le Mans, os pilotos votaram quase unanimemente para reverter para o 70, que com a sua carcaça mais rígida, que distorce menos sob travagem, e deverá resolver, ou pelo menos mitigar, esses problemas.
E dizemos
quase unanimemente, porque só 3, entre eles Viñales, votaram por manter o 06.
Viñales. Justamente o "rookie" que tem dominado a categoria, e que já deu uma grande (e rara) queda nos treinos livres aqui em Mugello.
Estranhamente, ou talvez não, Rossi sempre preferiu o 70, e já se ouviram bocas de que a mudança se destina a favorecê-lo...
Porém, isto é invenção, porque também as Honda serão favorecidas pelo novo pneu (e com Marc Marquez apenas em quarto nos pontos, e as Honda Repsol frequentemente batidas pela privada de Crutchlow, bem precisam de ajuda!).
A objecção de Viñales, segundo o especialista de MotoGP (e meu amigo) Mat Oxley, é que ao mexer menos, o novo pneu poderá não aquecer tão facilmente em condições de temperaturas menos elevadas. Como estamos a ir para as corridas de Verão, talvez isso nunca chegue a acontecer.
No mínimo, as próximas corridas, a começar já este fim de semana em Itália, vão ser (ainda mais) interessantes...
andardemoto.pt @ 3-6-2017 11:25:00 - Paulo Araújo
Outros artigos de Paulo Araújo:
Quando o cliente é o menos importante
A MotoGP em 2023: Mais eletrónica, mais técnica, mais difícil
As (minhas) motos ao longo dos anos
Época tola na MotoGP: Tudo muda em 2022
Miguel Oliveira - De herói a vilão
MotoGP, Testes pré-época em Valencia
Milão mostra as tendências globais
Superbike - Rea é o culpado da crise?
Marquez, 7 vezes Campeão - De outro mundo
Leon Haslam vence Britânico de Superbike - Meio século de glória para o clã Haslam
Por dentro dos Grand Prix Legends...
Frank Sinatra e Eddie Lawson: a teoria do afastamento precoce
Curiosidades - As marcas e os nomes
Mundial de Superbike chega a Portimão ao rubro – previsão
MotoGP 2018 - Decisão histórica
Recordes em pista - A tender para zero?
Bons velhos tempos nas Superbike
Superbike- Irá a nova BMW fazer diferença?
Mundial Superbike 2018 – Uma época à procura de maior equilíbrio
Moto GP- Qual é o problema com a Yamaha?
MotoGP - Silly season - a época tola
Uma crónica acerca de... nada!
"Tudo é possível" - uma aventura em Vespa
Ilha de Man 2018 - Recordes batidos, e ainda vamos nos treinos!
Barry Sheene, as motos e o marketing
Mundial SBK - A evolução da Yamaha YZF-R1
Curiosidades – Os homens da Força Aérea Sueca
Histórias do Mundial - Santiago Herrero: Campeão sem coroa
Curiosidades - Evinrude e os Davidson
MotoGP - Previsão de uma época histórica
Mundiais de Velocidade - A YZR500, ou OW – A 500 de GP da Yamaha
Mundiais de Velocidade - A Honda NS/NSR500
Mundiais de Velocidade – A Suzuki RG500 - Parte II
Mundiais de Velocidade – A Suzuki RG500 - Parte I
Mundiais Velocidade - A evolução
Moto GP – Como vai ser 2018? – 3ª Parte – A Suzuki e a KTM
Moto GP – Como vai ser 2018? – 1ª Parte – A Honda e a Yamaha
Os famosos e as motos – Uma inevitável atração?
Histórias do Mundial – Gary Nixon, o campeão que nunca chegou a ser...
Histórias do Mundial – As poderosas 500
Histórias do Mundial - Degner, Kaaden e a MZ
Grande Prémio de Macau de 1986 - O primeiro com portugueses - 1ª parte
Mundial Superbike – Retrospectiva 2017
A Moriwaki – Um prodígio à Japonesa
Quando os Grandes Prémios serviam para sonhar - A ELF500
Harris YZR500 - A aventura no Mundial
Técnica MotoGP - “Chatter” e como o evitar
GP San Marino Moto GP – A ausência de Rossi
Curiosidades do Mundial de outrora...
Mundial de Superbikes - A corrida no México
O Mundial de velocidade, como era há 30 anos...
Recordando as 8 Horas de Suzuka
As corridas de Clube em Inglaterra
Recordando a magia de Spa- Francorchamps
Como resolver a crise nas SBK?
McLaughlin e a criação das Superbike
Mundial MotoGP - Itália - Chega o novo Michelin
É tempo de Ilha de Man de novo
As origens da KTM de Miguel Oliveira
Jerez de la Frontera: Destino obrigatório
Mundial de Superbikes chega a Assen
Parentescos - Porque há cada vez mais famílias no MotoGP?
A propósito de Motoshows por esse mundo fora...
Moto2 revela equilíbrio antes da prova inicial em Losail, no Qatar
Novos pneus Michelin em foco nos treinos MotoGP
Clique aqui para ver mais sobre: Desporto