
Paulo Araújo
Motociclista, jornalista e comentador desportivo
OPINIÃO
Os famosos e as motos – Uma inevitável atração?
Fotografias com estrelas de cinema a posar em cima de motos abundam
nos meios, mas quantos famosos utilizam mesmo a moto na vida real?
andardemoto.pt @ 4-1-2018 03:52:26 - Paulo Araújo
Por detrás dos bastidores de Hollywood, e para lá dos golpes de relações públicas bem montados, há toda uma lista de atores de topo que apreciam a moto pelos prazeres que proporcionam e ainda por um factor muito importante, que por vezes não é levado em conta:o anonimato.
Quando nos cruzamos com um Ferrari ou Lamborghini quase esperamos ver alguém famoso ao volante, mas se for uma moto isso nem nos ocorre e de resto, o capacete protege a identidade do condutor. Desde grandes nomes do passado como Elvis Presley, Bob Dylan ou Clark Gable, a combinação de adrenalina e anonimato exerce uma atracção mágica por muitos famosos e colunáveis.
O herdeiro do trono Britânico Príncipe William é bem conhecido por andar por Londres na sua Triumph e mais recentemente em Ducati, e o seu irmão Harry, (que depois de pilotar helicópteros no seu serviço militar no Afeganistão deve achar a sua Triumph Daytona 675 relativamente segura) foi mesmo visto há tempos a relaxar numa Harley-Davidson em Las Vegas. De resto, a paixão das várias casas reais pela moto também inclui o anterior rei George V, o Visconde Linley, primo da rainha, e Juan Carlos de Espanha...
Futebolistas como David Beckham também aparecem ocasionalmente em duas rodas, embora se suspeite que para muitos, cláusulas de exclusão nos seus contratos os impedem de arriscar lesões num meio de transporte considerado perigoso.
Por Hollywood, a lista é ainda mais numerosa, e mesmo distinguindo os que aparecem montados só para publicidade, que vão de Tina Turner a Elizabeth Taylor ou Cher, e deixando de lado aqueles que têm motos colocadas à porta só para serem fotografados nelas, como Sylvester Stallone ou Arnold Schwarzenegger, os que sempre foram vistos em duas rodas e claramente abraçaram os valores práticos da moto no dia a dia incluem nomes como Brad Pitt, o “Dr. House” Hugh Laurie, Clint Eastwood, Bruce Willis e Tom Cruise... Estes últimos não perdem mesmo uma oportunidade de aparecer nos seus filmes de acção montados em duas rodas, como já aconteceu também a Warren Beattie ou Richard Gere...
Se nos é permitido uma inconfidência, que por se ter passado
há uns anos já não fará mal revelar, um amigo italiano e exímio preparador especializado
em Ducati recebeu um lacónico contacto da fábrica com os seguintes dizeres: “Pega nas tuas ferramentas, no Aeroporto
está um bilhete à tua espera para os EUA, vais lá reparar um problema
electrónico na moto de um “VIP”. Quando o meu amigo chegou à morada em questão,
tratava-se de uma 1098 de... George Clooney! Também o "mauzão mexicano" de muitos filmes, Danny Trejo, é um bem conhecido amante de "choppers".
Ainda para lá do mero uso da moto como transporte, alguns
foram mesmo atraídos pela competição, como Keanu Reeves, regular visita ao MotoGP, e que até recentemente se envolveu na criação de uma marca de motos, a Arch, ou Steve McQueen, cujas fotos a competir em TT são vulgares, já que, para
além da sua participação nos ISDE, uma escapadela favorita do falecido actor
americano era prender um saco cama à sua Husqvarna e desaparecer no deserto de
Mojave por uns dias com outros motards.
Portugal não é excepção a esta paixão, com a lista de actores que se desloca diariamente pela capital em duas rodas a incluir nomes como o bem conhecido Vítor Norte, que aparece regularmente em eventos “motards”, João Lagarto, Rui Unas José Fidalgo ou Alexandre Silva, para não falar da grande relação de amor do inimitável Herman José com as duas rodas, quando era mais jovem e, como ele próprio nos confessou uma vez, “antes de ter apanhado um grande susto”.
Ainda relativamente perto de casa, e nos nossos tempos na cena de clube
britânica, era vulgar ver nas listas de inscritos Simon Le Bon, o grande
vocalista dos Duran Duran. Não, quero dizer mesmo grande, ele tem cerca de
1,90m! Finalmente seria muito injusto não falar de Ewan McGregor, que muito tem
feito para colocar a sua fama ao serviço da divulgação da moto...
andardemoto.pt @ 4-1-2018 03:52:26 - Paulo Araújo
Outros artigos de Paulo Araújo:
Quando o cliente é o menos importante
A MotoGP em 2023: Mais eletrónica, mais técnica, mais difícil
As (minhas) motos ao longo dos anos
Época tola na MotoGP: Tudo muda em 2022
Miguel Oliveira - De herói a vilão
MotoGP, Testes pré-época em Valencia
Milão mostra as tendências globais
Superbike - Rea é o culpado da crise?
Marquez, 7 vezes Campeão - De outro mundo
Leon Haslam vence Britânico de Superbike - Meio século de glória para o clã Haslam
Por dentro dos Grand Prix Legends...
Frank Sinatra e Eddie Lawson: a teoria do afastamento precoce
Curiosidades - As marcas e os nomes
Mundial de Superbike chega a Portimão ao rubro – previsão
MotoGP 2018 - Decisão histórica
Recordes em pista - A tender para zero?
Bons velhos tempos nas Superbike
Superbike- Irá a nova BMW fazer diferença?
Mundial Superbike 2018 – Uma época à procura de maior equilíbrio
Moto GP- Qual é o problema com a Yamaha?
MotoGP - Silly season - a época tola
Uma crónica acerca de... nada!
"Tudo é possível" - uma aventura em Vespa
Ilha de Man 2018 - Recordes batidos, e ainda vamos nos treinos!
Barry Sheene, as motos e o marketing
Mundial SBK - A evolução da Yamaha YZF-R1
Curiosidades – Os homens da Força Aérea Sueca
Histórias do Mundial - Santiago Herrero: Campeão sem coroa
Curiosidades - Evinrude e os Davidson
MotoGP - Previsão de uma época histórica
Mundiais de Velocidade - A YZR500, ou OW – A 500 de GP da Yamaha
Mundiais de Velocidade - A Honda NS/NSR500
Mundiais de Velocidade – A Suzuki RG500 - Parte II
Mundiais de Velocidade – A Suzuki RG500 - Parte I
Mundiais Velocidade - A evolução
Moto GP – Como vai ser 2018? – 3ª Parte – A Suzuki e a KTM
Moto GP – Como vai ser 2018? – 1ª Parte – A Honda e a Yamaha
Os famosos e as motos – Uma inevitável atração?
Histórias do Mundial – Gary Nixon, o campeão que nunca chegou a ser...
Histórias do Mundial – As poderosas 500
Histórias do Mundial - Degner, Kaaden e a MZ
Grande Prémio de Macau de 1986 - O primeiro com portugueses - 1ª parte
Mundial Superbike – Retrospectiva 2017
A Moriwaki – Um prodígio à Japonesa
Quando os Grandes Prémios serviam para sonhar - A ELF500
Harris YZR500 - A aventura no Mundial
Técnica MotoGP - “Chatter” e como o evitar
GP San Marino Moto GP – A ausência de Rossi
Curiosidades do Mundial de outrora...
Mundial de Superbikes - A corrida no México
O Mundial de velocidade, como era há 30 anos...
Recordando as 8 Horas de Suzuka
As corridas de Clube em Inglaterra
Recordando a magia de Spa- Francorchamps
Como resolver a crise nas SBK?
McLaughlin e a criação das Superbike
Mundial MotoGP - Itália - Chega o novo Michelin
É tempo de Ilha de Man de novo
As origens da KTM de Miguel Oliveira
Jerez de la Frontera: Destino obrigatório
Mundial de Superbikes chega a Assen
Parentescos - Porque há cada vez mais famílias no MotoGP?
A propósito de Motoshows por esse mundo fora...
Moto2 revela equilíbrio antes da prova inicial em Losail, no Qatar
Novos pneus Michelin em foco nos treinos MotoGP
Clique aqui para ver mais sobre: Desporto