
Paulo Araújo
Motociclista, jornalista e comentador desportivo
OPINIÃO
A questão da Honda Repsol
Mais do que trazer à Honda uma vitória inesperada, a primeira por um piloto sem ser Marc Márquez desde 2018, quando, ironicamente, também foi a LCR que venceu com Cal Crutchlow, o sucesso de Rins no Texas levanta questões interessantes.
andardemoto.pt @ 15-5-2023 18:53:57 - Paulo Araújo
São 5 anos, que não apagam o extraordinário recorde de Márquez no COTA, (vitórias consecutivas de 2013 a 2018, mais 2021) mas põem as coisas em perspetiva.
Para lá das estatísticas imediatas trazidas pela vitória de Rins, a segunda no Texas após bater Márquez na Suzuki em 2019, o sucesso do piloto catalão, que até então tinha ganho metade das suas últimas 6 corridas, coloca em foco a política de contratação da Honda, decerto também influenciada pela Repsol.
Agora, não há nada de errado na Repsol, uma empresa líder espanhola, querer dois pilotos espanhóis nas motos que financia. O problema é que estão porventura a repetir o erro cometido já há uns anos atrás com Jorge Lorenzo: deixar-se impressionar mais pelos títulos que pela capacidade do piloto propriamente dita.
Debrucemo-nos sobre os atuais pilotos Honda por um momento. A Honda tinha por onde escolher devido à situação algo artificial, que felizmente não ocorre todos os anos, de uma equipa e marca, a Suzuki, parar de competir, deixando dois pilotos espanhóis de topo apeados, Joan Mir e Alex Rins.
Aqui é que a porca torce o rabo... é que entre Joan Mir (1 vitória em MotoGP a caminho de um título algo fortuito, talvez mais devido à gestão da Suzuki por Davide Brivio, que o catapultou de seguida para a Formula 1, do que ao piloto) e Alex Rins (5 vitórias em MotoGP e uma capacidade de tirar coelhos da cartola que podia ser uma panaceia para os problemas da Honda, mas sem título de MotoGP) a Repsol deixou-se influenciar pela vaidade de poder dizer que tinha 2 pilotos campeões mundiais na equipa.
Resultado: Até agora, após Le Mans, Mir, 3 quedas e 5 pontos no Campeonato a caminho de 21º e Rins, pontos em todas as corridas anteriores, num total de 47, incluindo 2 pódios com uma vitória no Texas e nessa altura, 3º posto no campeonato a 17 pontos do líder.
Para não falar do facto de que o lugar na Repsol carrega com ele um salário de cerca de 3 milhões, e Rins na LCR deve ganhar cerca de metade.
Pode ser que isto se venha a equilibrar e Rins se tenha adaptado logo à exigente Honda, que exige ser guiada no limite e favorece o seu estilo de parecer prestes a cair a qualquer momento e Mir, mais cerebral, esteja ainda por se sentir à vontade na RCV.
Porém, também temos de levar em conta que a LCR não tem tudo o que a HRC tem, como Rins já tinha indicado em relação a atualizações para 2023.
Também temos de ter em conta que quer a Honda, quer a Repsol, tinham legitimas aspirações de ver Marc Márquez em forma de novo em 2023, por isso talvez o #2 não interessasse assim tanto... mas a MotoGP tem uma maneira de punir decisões tomadas por razões espúrias ou erradas, e esta de preferir Mir a Rins ainda poderá provar-se das mais desastrosas dos últimos anos...andardemoto.pt @ 15-5-2023 18:53:57 - Paulo Araújo
Outros artigos de Paulo Araújo:
Quando o cliente é o menos importante
A MotoGP em 2023: Mais eletrónica, mais técnica, mais difícil
As (minhas) motos ao longo dos anos
Época tola na MotoGP: Tudo muda em 2022
Miguel Oliveira - De herói a vilão
MotoGP, Testes pré-época em Valencia
Milão mostra as tendências globais
Superbike - Rea é o culpado da crise?
Marquez, 7 vezes Campeão - De outro mundo
Leon Haslam vence Britânico de Superbike - Meio século de glória para o clã Haslam
Por dentro dos Grand Prix Legends...
Frank Sinatra e Eddie Lawson: a teoria do afastamento precoce
Curiosidades - As marcas e os nomes
Mundial de Superbike chega a Portimão ao rubro – previsão
MotoGP 2018 - Decisão histórica
Recordes em pista - A tender para zero?
Bons velhos tempos nas Superbike
Superbike- Irá a nova BMW fazer diferença?
Mundial Superbike 2018 – Uma época à procura de maior equilíbrio
Moto GP- Qual é o problema com a Yamaha?
MotoGP - Silly season - a época tola
Uma crónica acerca de... nada!
"Tudo é possível" - uma aventura em Vespa
Ilha de Man 2018 - Recordes batidos, e ainda vamos nos treinos!
Barry Sheene, as motos e o marketing
Mundial SBK - A evolução da Yamaha YZF-R1
Curiosidades – Os homens da Força Aérea Sueca
Histórias do Mundial - Santiago Herrero: Campeão sem coroa
Curiosidades - Evinrude e os Davidson
MotoGP - Previsão de uma época histórica
Mundiais de Velocidade - A YZR500, ou OW – A 500 de GP da Yamaha
Mundiais de Velocidade - A Honda NS/NSR500
Mundiais de Velocidade – A Suzuki RG500 - Parte II
Mundiais de Velocidade – A Suzuki RG500 - Parte I
Mundiais Velocidade - A evolução
Moto GP – Como vai ser 2018? – 3ª Parte – A Suzuki e a KTM
Moto GP – Como vai ser 2018? – 1ª Parte – A Honda e a Yamaha
Os famosos e as motos – Uma inevitável atração?
Histórias do Mundial – Gary Nixon, o campeão que nunca chegou a ser...
Histórias do Mundial – As poderosas 500
Histórias do Mundial - Degner, Kaaden e a MZ
Grande Prémio de Macau de 1986 - O primeiro com portugueses - 1ª parte
Mundial Superbike – Retrospectiva 2017
A Moriwaki – Um prodígio à Japonesa
Quando os Grandes Prémios serviam para sonhar - A ELF500
Harris YZR500 - A aventura no Mundial
Técnica MotoGP - “Chatter” e como o evitar
GP San Marino Moto GP – A ausência de Rossi
Curiosidades do Mundial de outrora...
Mundial de Superbikes - A corrida no México
O Mundial de velocidade, como era há 30 anos...
Recordando as 8 Horas de Suzuka
As corridas de Clube em Inglaterra
Recordando a magia de Spa- Francorchamps
Como resolver a crise nas SBK?
McLaughlin e a criação das Superbike
Mundial MotoGP - Itália - Chega o novo Michelin
É tempo de Ilha de Man de novo
As origens da KTM de Miguel Oliveira
Jerez de la Frontera: Destino obrigatório
Mundial de Superbikes chega a Assen
Parentescos - Porque há cada vez mais famílias no MotoGP?
A propósito de Motoshows por esse mundo fora...
Moto2 revela equilíbrio antes da prova inicial em Losail, no Qatar
Novos pneus Michelin em foco nos treinos MotoGP
Clique aqui para ver mais sobre: Opiniões