Paulo Araújo

Paulo Araújo

Motociclista, jornalista e comentador desportivo

OPINIÃO

Recordando a magia de Spa- Francorchamps

Lembro-me perfeitamente quando me apaixonei pelas corridas do mundial de resistência e lembro-me perfeitamente porquê: comecei pelo que era talvez o lugar mais mágico de todos (o Campeonato já não o visita), Spa-Francorchamps na Bélgica, e comecei logo a acompanhar um piloto que faria história na Resistência: Terry Rymer.

andardemoto.pt @ 12-7-2017 10:29:29 - Paulo Araújo

Só para situar a coisa, estávamos em Agosto de 1988, a 2 meses de Ayrton Senna conquistar o seu primeiro título de Campeão Mundial de Formula 1, e achei-me (já não me lembro como fui, sequer, mas envolvia sempre arrancar de madrugada, atravessar o Canal da Mancha num furgão, entre motos e tralha, mais a dormir que acordado) nas boxes de um dos mais míticos circuitos do Mundo.

Do lado de cima das boxes, situadas numa descida, os pilotos passavam tão devagar e tão perto, no Gancho de La Source, que podia ter dado um “carolo” no capacete de alguns. No outro extremo, ao fim das boxes ficava a temível Eau Rouge, uma esquerda-direita que se dava para ai a 240 Km/h, com a moto tão descompensada que uma foto tirada de frente revela a roda dianteira em contra-brecagem, quase como um carro de Rally.

O Terry tinha sido convidado (e na altura eu ia para onde ele ia!) para ser o terceiro homem na Honda RC30 da Windsor Motorcycles, que contavam com a ajuda logística dum grande senhor da resistência de 20 anos antes, Peter Darvill.

Darvill, já muito velho, obeso e a sofrer de gota, ainda tinha nos olhos o brilho da paixão pela modalidade onde fizera furor entre 1960 e 1971. O autocarro adaptado onde nos acomodávamos para descansar era dele.



A moto da Windsor Motorcycles, que viria para Portugal pouco depois, seria partilhada com os gémeos Green, prestes a tornarem-se meus bons amigos, como quase metade da grelha de resistência de então: Fui-me apresentar a Alex Vieira, já lendário na altura e a pilotar para a Honda France, entrevistei-o para uma revista inglesa e outra portuguesa, e conheci também vagamente na altura, os homens da Suzuki, Hervé Moineau, Thierry Crine, os da Kawasaki Igoa e Bouheben e muitos outros. 

A atmosfera das boxes de Spa é eléctrica: as minúsculas garagens favorecem isso mesmo, aprende-se a andar com muita atenção, a ter olhos nas costas, com motos a entrar e sair, e foi assim que no final dos treinos, graças à estreia internacional de Rymer e ao seu ritmo, nos encontramos em 5º na grelha...

Com 1 Honda, 1 Suzuki, e duas Kawasaki oficiais, isto é o mesmo que dizer que éramos a primeira moto privada e no final dos treinos o jovem do Sul de Londres já não era nenhum desconhecido... aliás, a sua chegada à cena até deu algumas cenas cómicas...

Rymer, fresco de uma carreira fulgurante em clube, em que venceu 168 de 172 corridas começadas (não, mesmo!) não estava habituado a ser ultrapassado de novo quando passava um piloto... só que desta, o ultrapassado foi um tal Alex Vieira, na RC30 da Honda France, que prontamente lhe devolveu a manobra na curva seguinte... visivelmente admirado, quando chegou à boxe, Rymer pergunta-me: “Quem é este Vieira? Ele é rápido?

Nesse ano, com a Suzuki de Dominique Melliand (ainda sem um cabelo branco!) a dominar e a sair da “pole”, esperava-se que uma regra não-escrita se cumprisse: como a Suzuki em princípio iria ganhar, davam à Honda a hipótese de andar à frente no começo da prova 2 ou 3 voltas, e assim todos brilhavam...

Esqueceram-se de dizer ao Terry, ou não contaram com o privado Inglês de 21 anos, pelo que no arranque apareceu ele à frente de todo o pelotão, e lá ficaria 2 ou 3 voltas, entregando a moto ao primeiro dos gémeos Green, Ian, em quarto.



Mesmo com o andamento algo inferior dos gémeos a baixar a equipa para sétimo na tabela, cada vez que Rymer fazia um turno, subiam de novo para 5º, pelo que se adivinhava um bom resultado.

Alás, a Resistência tem destas coisas, e durante a noite às 2:00 da manhã, um dos gémeos (penso que o Andy) caiu, encetando um penoso regresso às boxes com a moto muito danificada (Em Spa cai-se depressa!).

Reparar a moto, incluindo substituir o radiador roto, baixou a equipa para 22º, pelo que nem com todos os esforços de Rymer, a fazer mais turnos pela manhã, se conseguiu melhor que 14º... mas este jornalista estava viciado, e da próxima visita a Spa, em 1990, vim como “team manager” dos Green, que nesse ano acompanharia ainda a Le Mans, Bol d’Or e Suzuka...

Nesse ano, ainda consegui interessar alguns portugueses na resistência, como Pedro Baptista, que mais tarde participaria no Bol d’Or com Alex Laranjeira e Manuel João num “Team Portugal”... anos depois, viria a Suzuki Shell, que nos cobriria de glória, vencendo mesmo as 24 H de Spa em 1999.


andardemoto.pt @ 12-7-2017 10:29:29 - Paulo Araújo

Outros artigos de Paulo Araújo:

Ligar o complicómetro

Oliveira da Serra (Algarvia)

O Dakar e os portugueses

As tribos motard

Quando o cliente é o menos importante

A questão da Honda Repsol

Novos horizontes

A MotoGP em 2023: Mais eletrónica, mais técnica, mais difícil

Decidir sem pensar

As (minhas) motos ao longo dos anos

A hora da Ducati

Aonde vai isto parar?

Oliveira e os descrentes

Época tola na MotoGP: Tudo muda em 2022

A evolução da espécie

E as Superbike ?

A esbater as fronteiras

Miguel Oliveira - De herói a vilão

Os que ficaram em 2021

MotoGP, Testes pré-época em Valencia

O Campeão tranquilo

Milão mostra as tendências globais

Superbike - Rea é o culpado da crise?

Marquez, 7 vezes Campeão - De outro mundo

Leon Haslam vence Britânico de Superbike - Meio século de glória para o clã Haslam

Por dentro dos Grand Prix Legends...

Das duas para as quatro rodas

Frank Sinatra e Eddie Lawson: a teoria do afastamento precoce

Departamento de truques sujos

Curiosidades - As marcas e os nomes

Mundial de Superbike chega a Portimão ao rubro – previsão

MotoGP 2018 - Decisão histórica

O preço de economizar

As motos e os miúdos

Porquê raspar o joelho?

Recordes em pista - A tender para zero?

Bons velhos tempos nas Superbike

A Honda RC30 tem 30 anos

A alegria do faça-você-mesmo

Superbike- Irá a nova BMW fazer diferença?

Mundial Superbike 2018 – Uma época à procura de maior equilíbrio

Moto GP- Qual é o problema com a Yamaha?

MotoGP - Silly season - a época tola

História repetida?

Uma crónica acerca de... nada!

"Tudo é possível" - uma aventura em Vespa

Ilha de Man 2018 - Recordes batidos, e ainda vamos nos treinos!

Barry Sheene, as motos e o marketing

Meninas e Motos

A Norton Commando

Mundial SBK - A evolução da Yamaha YZF-R1

Do avião à moto

Convivendo com Graziano Rossi

O jogo do empresta

Curiosidades – Os homens da Força Aérea Sueca

Histórias do Mundial - Santiago Herrero: Campeão sem coroa

Curiosidades - Evinrude e os Davidson

MotoGP - Previsão de uma época histórica

Mundiais de Velocidade - A YZR500, ou OW – A 500 de GP da Yamaha

Mundiais de Velocidade - A Honda NS/NSR500

Foi-se Tony Scott

Mundiais de Velocidade – A Suzuki RG500 - Parte II

Mundiais de Velocidade – A Suzuki RG500 - Parte I

Mundiais Velocidade - A evolução

Oportunidades perdidas

Moto GP – Como vai ser 2018? – 3ª Parte – A Suzuki e a KTM

Moto GP – Como vai ser 2018? – 1ª Parte – A Honda e a Yamaha

Os famosos e as motos – Uma inevitável atração?

Corridas de moto no Natal?

Histórias do Mundial – Gary Nixon, o campeão que nunca chegou a ser...

Histórias do Mundial – As poderosas 500

Histórias do Mundial - Degner, Kaaden e a MZ

Pneus de MotoGP

Retrospectiva – MotoGP 2017

Grande Prémio de Macau de 1986 - O primeiro com portugueses - 1ª parte

Mundial Superbike – Retrospectiva 2017

Mundial Moto 3- Retrospectiva

A Moriwaki – Um prodígio à Japonesa

Quando os Grandes Prémios serviam para sonhar - A ELF500

Yoshimura, o mago dos motores

Harris YZR500 - A aventura no Mundial

O que vem a seguir em Moto2?

Técnica MotoGP - “Chatter” e como o evitar

Porquê raspar o joelho?

GP San Marino Moto GP – A ausência de Rossi

A Ducati e Doug Polen

Curiosidades do Mundial de outrora...

Mundial de Superbikes - A corrida no México

O que é o Northwest 200?

As gloriosas 350

O Mundial de velocidade, como era há 30 anos...

Recordando as 8 Horas de Suzuka

As corridas de Clube em Inglaterra

Recordando a magia de Spa- Francorchamps

Ainda as Superbike...

Como resolver a crise nas SBK?

McLaughlin e a criação das Superbike

Karma, ou o ciclo da vida…

Mundial MotoGP - Itália - Chega o novo Michelin

É tempo de Ilha de Man de novo

Regresso às origens nas SBK

Nicky Hayden, o adeus

As origens da KTM de Miguel Oliveira

Recordando momentos...

Jerez de la Frontera: Destino obrigatório

Mundial de Superbikes chega a Assen

Porque correm os Ingleses?

Quando menos era mais...

Parentescos - Porque há cada vez mais famílias no MotoGP?

A propósito de Motoshows por esse mundo fora...

Moto2 revela equilíbrio antes da prova inicial em Losail, no Qatar

Novos pneus Michelin em foco nos treinos MotoGP

O Artesão dos Escapes

Adeus, Sir John

O adeus às asas traz mais problemas do que os que resolve?

O Regresso das SBK


Clique aqui para ver mais sobre: Opiniões