Paulo Araújo
Motociclista, jornalista e comentador desportivo
OPINIÃO
Novos pneus Michelin em foco nos treinos MotoGP
Os treinos pré-época são sempre uma indicação do que aí vem, mas em termos de prever resultados valem o que valem...
andardemoto.pt @ 25-3-2017 09:53:46 - Paulo Araújo
Com tudo a tomar forma depois dos primeiro treinos no Qatar, uma coisa parece certa: Os novos Michelin vão jogar uma cartada decisiva. Ou, melhor dizendo, a confiança neles depositada por cada um dos pilotos.
Explicamos:
Severamente criticada no ano passado pelo falhanço, nalgumas pistas, por não fornecer borrachas consistentes, duradouras e que não induzissem problemas de “chatter”, a marca francesa investiu pesadamente no defeso que agora acaba, para encontrar uma base estável para 2017, tendo criado um novo MICHELIN Power Slick que foi testado na última corrida do ano de 2016, em Valência.
Perfil e carcaça estão pois definidos e não vão mudar. Depois será apenas adequar a mistura às necessidades de aderência de cada pista. Mas há um senão!
A nova solução, em qualquer das agora três opções à disposição (no ano de 2016 apenas existiam duas), "mexe" mais que as anteriores, especialmente na fase critica da travagem.
Alguns gostam (Viñales é um caso óbvio), mas outros preferem estabilidade sem sentir a moto mexer tanto sob o efeito de desaceleração, quando todo o peso se concentra na dianteira (Valentino Rossi).
Alie-se a isto a conhecida estabilidade da Yamaha M1 em curvas rápidas – basta lembrar as melhores corridas de Lorenzo o ano passado – e está justificado o facto delas terem estado, aqui em Losail, sempre entre as mais rápidas.
Ironicamente, em vista da sua reconhecida potencia brutal, a Ducati é uma das marcas que melhor está a reagir aos novos pneus, neste caso porque a sua sofisticada electrónica “amansa” a entrega brutal do Desmosedici... e com uma ajudinha da aerodinâmica a carregar a frente... Para já, é justo dizer que Lorenzo ainda não está a aproveitar todo o potencial que essa combinação pode dar.
Depois Iannone, que tem vindo a aproveitar as características da Suzuki, que com o seu 4-em-linha se aproxima do comportamento mais equilibrado da Yamaha, e que casa bem com a condução agressiva do Italiano...
As Honda, estão entre as primeiras, mas com a semelhança de tempos da moto satélite de Cal Crutchlow para as oficiais de Marquez e Pedrosa a deixar antever que a moto é um factor limitador neste momento...
E como se irão comportar os Michelin com as Aprilia e as KTM, suaves nos pneus mas pela razão errada de défice de potência?
Entre a proximidade do deserto e a corrida sob holofotes, o Qatar sempre foi uma corrida pouco típica... daqui a pouco, nos treinos Q1 e Q2, já se tirarão as dúvidas!
Alta Tecnologia: o "Tyre Detection System"
Uma das grandes novidades para 2017 é o "Tyre Detection System", um sistema de identificação incluído nos pneus, que funciona remotamente através de tecnologia de rádio frequência e que identifica com um número único cada pneu, sendo a informação também validada por um código de barras, e que permite à Dorna saber em tempo real que pneus cada moto tem instalados, para posterior divulgação à comunicação social.
Através do sensor de pressão de ar instalado em cada roda, que tem incluído um pequeno emissor de rádio, é feita a leitura do sinal emitido pelo identificador electrónico existente no pneu e instantaneamente transmitida a informação, via transponder, para os diversos receptores instalados na pista.
andardemoto.pt @ 25-3-2017 09:53:46 - Paulo Araújo
Outros artigos de Paulo Araújo:
Quando o cliente é o menos importante
A MotoGP em 2023: Mais eletrónica, mais técnica, mais difícil
As (minhas) motos ao longo dos anos
Época tola na MotoGP: Tudo muda em 2022
Miguel Oliveira - De herói a vilão
MotoGP, Testes pré-época em Valencia
Milão mostra as tendências globais
Superbike - Rea é o culpado da crise?
Marquez, 7 vezes Campeão - De outro mundo
Leon Haslam vence Britânico de Superbike - Meio século de glória para o clã Haslam
Por dentro dos Grand Prix Legends...
Frank Sinatra e Eddie Lawson: a teoria do afastamento precoce
Curiosidades - As marcas e os nomes
Mundial de Superbike chega a Portimão ao rubro – previsão
MotoGP 2018 - Decisão histórica
Recordes em pista - A tender para zero?
Bons velhos tempos nas Superbike
Superbike- Irá a nova BMW fazer diferença?
Mundial Superbike 2018 – Uma época à procura de maior equilíbrio
Moto GP- Qual é o problema com a Yamaha?
MotoGP - Silly season - a época tola
Uma crónica acerca de... nada!
"Tudo é possível" - uma aventura em Vespa
Ilha de Man 2018 - Recordes batidos, e ainda vamos nos treinos!
Barry Sheene, as motos e o marketing
Mundial SBK - A evolução da Yamaha YZF-R1
Curiosidades – Os homens da Força Aérea Sueca
Histórias do Mundial - Santiago Herrero: Campeão sem coroa
Curiosidades - Evinrude e os Davidson
MotoGP - Previsão de uma época histórica
Mundiais de Velocidade - A YZR500, ou OW – A 500 de GP da Yamaha
Mundiais de Velocidade - A Honda NS/NSR500
Mundiais de Velocidade – A Suzuki RG500 - Parte II
Mundiais de Velocidade – A Suzuki RG500 - Parte I
Mundiais Velocidade - A evolução
Moto GP – Como vai ser 2018? – 3ª Parte – A Suzuki e a KTM
Moto GP – Como vai ser 2018? – 1ª Parte – A Honda e a Yamaha
Os famosos e as motos – Uma inevitável atração?
Histórias do Mundial – Gary Nixon, o campeão que nunca chegou a ser...
Histórias do Mundial – As poderosas 500
Histórias do Mundial - Degner, Kaaden e a MZ
Grande Prémio de Macau de 1986 - O primeiro com portugueses - 1ª parte
Mundial Superbike – Retrospectiva 2017
A Moriwaki – Um prodígio à Japonesa
Quando os Grandes Prémios serviam para sonhar - A ELF500
Harris YZR500 - A aventura no Mundial
Técnica MotoGP - “Chatter” e como o evitar
GP San Marino Moto GP – A ausência de Rossi
Curiosidades do Mundial de outrora...
Mundial de Superbikes - A corrida no México
O Mundial de velocidade, como era há 30 anos...
Recordando as 8 Horas de Suzuka
As corridas de Clube em Inglaterra
Recordando a magia de Spa- Francorchamps
Como resolver a crise nas SBK?
McLaughlin e a criação das Superbike
Mundial MotoGP - Itália - Chega o novo Michelin
É tempo de Ilha de Man de novo
As origens da KTM de Miguel Oliveira
Jerez de la Frontera: Destino obrigatório
Mundial de Superbikes chega a Assen
Parentescos - Porque há cada vez mais famílias no MotoGP?
A propósito de Motoshows por esse mundo fora...
Moto2 revela equilíbrio antes da prova inicial em Losail, no Qatar
Novos pneus Michelin em foco nos treinos MotoGP
Clique aqui para ver mais sobre: MotoGP