OPINIÃO
A Ducati e Doug Polen
Dos pilotos que fizeram história no Mundial de Superbike,
poucos são mais carismáticos que o Americano Doug Polen, uma estranha combinação
de implacável em pista e descontraído fora dela...
andardemoto.pt @ 5-9-2017 19:21:11 - Texto: Paulo Araújo
O actual domínio do Mundial de Superbike pela Kawasaki com Johnny Rea faz-me lembrar outra época, quando a Ducati começou o seu domínio do mesmo Campeonato. Não foi uma coisa natural nem automática, de facto, os dois primeiros títulos de Freddie Merkel não foram tanto a Honda a ganhar, como foi a Ducati a perder.
Só um par de anos depois, com Raymond Roche assistido por Rolando Simonetti, um franco-italiano hábil com as motos de Bolonha, é que a Ducati sacou o primeiro dos seus 15 títulos em Superbike.
No ano seguinte ao título de Roche, 1991, chegou ao Mundial a Fast by Ferracci, trazendo com eles Doug Polen. Polen era um texano, embora nascido em Detroit, com fama de duro dos seus tempos na Suzuki Yoshimura (tinha de usar um enchumaço na bota esquerda por ter perdido os dedos do pé numa queda em Daytona) e no entanto, era o intelectual dos pilotos da Superbike.
Aos 20 anos, uma década antes, tinha parado de correr para se concentrar em negócios, regressando só 6 anos depois, e era um informático capaz, tendo inclusivamente ajudado a desenvolver o programa que a Ducati usava para retirar os dados de telemetria das motos.
Para a Ducati, a chegada de Eraldo Ferracci com a sua equipa, foi uma benesse... ganhavam um piloto competitivo à partida e ainda poupavam dinheiro na organização da equipa... A famosa NCR de Rino Caracchi, que anos depois alinharia com Miguel Praia e Garry McCoy no mesmo Mundial, nessa altura já gerida pelo sobrinho Stefano, era parte da equação, mas a diferença era mesmo a capacidade de pilotagem de Doug Polen: No seu primeiro ano no campeonato, ganhou nada menos que 17 mangas, conquistando pelo caminho 6 "poles", inúmeras voltas mais rápidas e vencendo por boa margem ao fim da época.
Polen não era um piloto físico que se envolvesse em lutas corpo a corpo... ou era simplesmente mais rápido, ia para a frente e ganhava sem oposição, ou se alguém se estava a encostar a ele, deixava-os ir e contentava-se com um pódio... só que essas ocasiões eram menos frequentes que as primeiras!
Considerando o quanto os pilotos podem ser supersticiosos ou precisar de se alhear de tudo à sua volta antes de uma corrida, Polen era o absoluto oposto: totalmente relaxado, trocava anedotas com a esposa Diane e com os jornalistas na grelha de partida, momentos antes de uma prova (foi assim que fiquei a saber que o programa de telemetria era dele!) e era um homem atento aos detalhes, a quem pouco escapava:
Uma vez, pedi-lhe que me autografasse um cartaz dele na 888, que ainda hoje possuo, pensando que me conhecia apenas de vista, como mais um jornalista estrangeiro. Sem mais perguntas, escreveu em letras garrafais: “Para o Paolo (sic)... Curti a época e obrigado pela cobertura! Doug Polen #1”
Em 1992, ano do seu segundo título, prometeu que fazia um churrasco à texana em Paul Ricard, por ocasião do seu aniversário a 2 Setembro, e cumpriu... cozinhando de avental e chapéu de chef para todo o “paddock”!
Uma das suas anedotas favoritas era como tinha comprado uma casa ao lado da de Eddie Lawson num condomínio à borda de um lago (penso que perto de Pomona na Califórnia) “para pedir emprestado ao Lawson os brinquedos dele”, que eram Ferraris, jet-skis, lanchas a motor, etc.
Fosse como fosse, e habilmente secundado por pilotos como Falappa ou Roche, Polen ajudou a pôr a Ducati no mapa como dominadora no Mundial de Superbike, posição que a marca de Bolonha manteve durante muitos anos...
Um pouco depois, ainda ganhou as 8 Horas de Suzuki com a Honda e o Mundial de Resistência. Manteve também um recorde de 18 "poles" no Campeonato americano até à chegada de Mat Mladin em 2006...
andardemoto.pt @ 5-9-2017 19:21:11 - Texto: Paulo Araújo
Outros artigos de Paulo Araújo:
Quando o cliente é o menos importante
A MotoGP em 2023: Mais eletrónica, mais técnica, mais difícil
As (minhas) motos ao longo dos anos
Época tola na MotoGP: Tudo muda em 2022
Miguel Oliveira - De herói a vilão
MotoGP, Testes pré-época em Valencia
Milão mostra as tendências globais
Superbike - Rea é o culpado da crise?
Marquez, 7 vezes Campeão - De outro mundo
Leon Haslam vence Britânico de Superbike - Meio século de glória para o clã Haslam
Por dentro dos Grand Prix Legends...
Frank Sinatra e Eddie Lawson: a teoria do afastamento precoce
Curiosidades - As marcas e os nomes
Mundial de Superbike chega a Portimão ao rubro – previsão
MotoGP 2018 - Decisão histórica
Recordes em pista - A tender para zero?
Bons velhos tempos nas Superbike
Superbike- Irá a nova BMW fazer diferença?
Mundial Superbike 2018 – Uma época à procura de maior equilíbrio
Moto GP- Qual é o problema com a Yamaha?
MotoGP - Silly season - a época tola
Uma crónica acerca de... nada!
"Tudo é possível" - uma aventura em Vespa
Ilha de Man 2018 - Recordes batidos, e ainda vamos nos treinos!
Barry Sheene, as motos e o marketing
Mundial SBK - A evolução da Yamaha YZF-R1
Curiosidades – Os homens da Força Aérea Sueca
Histórias do Mundial - Santiago Herrero: Campeão sem coroa
Curiosidades - Evinrude e os Davidson
MotoGP - Previsão de uma época histórica
Mundiais de Velocidade - A YZR500, ou OW – A 500 de GP da Yamaha
Mundiais de Velocidade - A Honda NS/NSR500
Mundiais de Velocidade – A Suzuki RG500 - Parte II
Mundiais de Velocidade – A Suzuki RG500 - Parte I
Mundiais Velocidade - A evolução
Moto GP – Como vai ser 2018? – 3ª Parte – A Suzuki e a KTM
Moto GP – Como vai ser 2018? – 1ª Parte – A Honda e a Yamaha
Os famosos e as motos – Uma inevitável atração?
Histórias do Mundial – Gary Nixon, o campeão que nunca chegou a ser...
Histórias do Mundial – As poderosas 500
Histórias do Mundial - Degner, Kaaden e a MZ
Grande Prémio de Macau de 1986 - O primeiro com portugueses - 1ª parte
Mundial Superbike – Retrospectiva 2017
A Moriwaki – Um prodígio à Japonesa
Quando os Grandes Prémios serviam para sonhar - A ELF500
Harris YZR500 - A aventura no Mundial
Técnica MotoGP - “Chatter” e como o evitar
GP San Marino Moto GP – A ausência de Rossi
Curiosidades do Mundial de outrora...
Mundial de Superbikes - A corrida no México
O Mundial de velocidade, como era há 30 anos...
Recordando as 8 Horas de Suzuka
As corridas de Clube em Inglaterra
Recordando a magia de Spa- Francorchamps
Como resolver a crise nas SBK?
McLaughlin e a criação das Superbike
Mundial MotoGP - Itália - Chega o novo Michelin
É tempo de Ilha de Man de novo
As origens da KTM de Miguel Oliveira
Jerez de la Frontera: Destino obrigatório
Mundial de Superbikes chega a Assen
Parentescos - Porque há cada vez mais famílias no MotoGP?
A propósito de Motoshows por esse mundo fora...
Moto2 revela equilíbrio antes da prova inicial em Losail, no Qatar
Novos pneus Michelin em foco nos treinos MotoGP
Clique aqui para ver mais sobre: Desporto