Paulo Araújo

Paulo Araújo

Motociclista, jornalista e comentador desportivo

OPINIÃO

Karma, ou o ciclo da vida…

O motociclismo tem destas coisas…

andardemoto.pt @ 9-6-2017 16:14:55 - Paulo Araújo

Ia pelo IC2, naquela zona logo à saída de Lisboa que só tem contentores empilhados como paisagem. Numa longa reta poeirenta e permanentemente cheia de camiões. Lá à frente... qualquer coisa na berma... uma moto parada? Não, uma moto a ser empurrada... encostei ao lado do "motard", um miúdo de, talvez, 20 anos... 
- Posso ajudar?
-Acho que ficou sem gasolina, parou...
-Queres boleia para ir buscar gasolina?

Que não, que já tinha telefonado ao avô para lha trazer. Mesmo assim, encostei, examinei a moto, usei o velho truque de a deitar no chão para o lado esquerdo (era só uma Bandit 400, mas como quase todos os depósitos têm um túnel central, e muitos só têm uma torneira do lado esquerdo, do lado direito do depósito acumula-se gasolina que não chega à torneira) e tentei que o motor de arrancasse, sem sucesso.
Finalmente, abri o depósito, que estava quase meio...

-Mas tu ainda tens muita gasolina! Isto é outra coisa...

Ao fim de alguma observação percebo que o maçarico, que tinha ido buscar a moto na véspera, não virou a torneira para a reserva...

Girei o manípulo e ao fim duns minutos, a moto pega com o latir raivoso das 16 válvulas a levarem logo o regime para rotações pouco próprias. O miúdo ficou sem saber o que dizer e eu acenei-lhe um adeus bem disposto.

É bom parar para ajudar alguém, e quando conseguimos resolver o problema, melhor ainda!

Já em movimento de novo, vem-me à cabeça um incidente semelhante há 42 anos. Decerto, não foi a primeira, nem a segunda ou terceira vez que parei para ajudar outro motociclista, e calculo que não venha a ser a última...

Porquê então essa memória, das minhas primeiras em 2 rodas, a levar-me a 1975?

Foi na Westbourne Grove, zona Oeste de Londres, que eu, orgulhoso dono de uma nova (para mim!) Honda CB250 G5, daquelas com os escapes virados para cima, semelhante às K4 vulgaríssimas em Portugal mas com uma injeção de peças da CB750, ou parecidas, como toda a frente, o disco de travão, e o farol.

A moto em questão, o meu orgulho de então, começou a falhar, e finalmente parou e recusou-se a pegar novamente. Fiquei sem saber o que fazer, porém, quase de imediato, apareceu um "motard" local que já conhecia de vista, pois tinha uma CB750 muito particular, tipo café racer, com avanços baixos, escape Devil e pintura negra com filete dourado.

Mais tarde, travaria amizade com esse londrino, filho de um Jamaicano e de uma Sueca. Mas naquele momento era apenas um desconhecido, bom samaritano, que tinha parado para ajudar. Escusado será dizer que pôs a moto a andar em poucos minutos.

A ligação entre os dois casos, separados 42 anos no tempo, tornou-se óbvia... ao contrário de todas as outras vezes que parei para ajudar motociclistas com avarias mais ou menos legítimas, estas duas tinham algo em comum: é que, mais ou menos como o maçarico de 2017, que se tinha esquecido de virar a torneira da Bandit para a reserva, o de 1975, que era eu, tinha-se esquecido de fechar, ou melhor abrir, o ar. Em poucos quilómetros, as velas tinham ficado cheias de carvão e a moto tinha parado...

Moral da história: faz aos outros o que gostarias que fizessem a ti!

andardemoto.pt @ 9-6-2017 16:14:55 - Paulo Araújo

Outros artigos de Paulo Araújo:

Ligar o complicómetro

Oliveira da Serra (Algarvia)

O Dakar e os portugueses

As tribos motard

Quando o cliente é o menos importante

A questão da Honda Repsol

Novos horizontes

A MotoGP em 2023: Mais eletrónica, mais técnica, mais difícil

Decidir sem pensar

As (minhas) motos ao longo dos anos

A hora da Ducati

Aonde vai isto parar?

Oliveira e os descrentes

Época tola na MotoGP: Tudo muda em 2022

A evolução da espécie

E as Superbike ?

A esbater as fronteiras

Miguel Oliveira - De herói a vilão

Os que ficaram em 2021

MotoGP, Testes pré-época em Valencia

O Campeão tranquilo

Milão mostra as tendências globais

Superbike - Rea é o culpado da crise?

Marquez, 7 vezes Campeão - De outro mundo

Leon Haslam vence Britânico de Superbike - Meio século de glória para o clã Haslam

Por dentro dos Grand Prix Legends...

Das duas para as quatro rodas

Frank Sinatra e Eddie Lawson: a teoria do afastamento precoce

Departamento de truques sujos

Curiosidades - As marcas e os nomes

Mundial de Superbike chega a Portimão ao rubro – previsão

MotoGP 2018 - Decisão histórica

O preço de economizar

As motos e os miúdos

Porquê raspar o joelho?

Recordes em pista - A tender para zero?

Bons velhos tempos nas Superbike

A Honda RC30 tem 30 anos

A alegria do faça-você-mesmo

Superbike- Irá a nova BMW fazer diferença?

Mundial Superbike 2018 – Uma época à procura de maior equilíbrio

Moto GP- Qual é o problema com a Yamaha?

MotoGP - Silly season - a época tola

História repetida?

Uma crónica acerca de... nada!

"Tudo é possível" - uma aventura em Vespa

Ilha de Man 2018 - Recordes batidos, e ainda vamos nos treinos!

Barry Sheene, as motos e o marketing

Meninas e Motos

A Norton Commando

Mundial SBK - A evolução da Yamaha YZF-R1

Do avião à moto

Convivendo com Graziano Rossi

O jogo do empresta

Curiosidades – Os homens da Força Aérea Sueca

Histórias do Mundial - Santiago Herrero: Campeão sem coroa

Curiosidades - Evinrude e os Davidson

MotoGP - Previsão de uma época histórica

Mundiais de Velocidade - A YZR500, ou OW – A 500 de GP da Yamaha

Mundiais de Velocidade - A Honda NS/NSR500

Foi-se Tony Scott

Mundiais de Velocidade – A Suzuki RG500 - Parte II

Mundiais de Velocidade – A Suzuki RG500 - Parte I

Mundiais Velocidade - A evolução

Oportunidades perdidas

Moto GP – Como vai ser 2018? – 3ª Parte – A Suzuki e a KTM

Moto GP – Como vai ser 2018? – 1ª Parte – A Honda e a Yamaha

Os famosos e as motos – Uma inevitável atração?

Corridas de moto no Natal?

Histórias do Mundial – Gary Nixon, o campeão que nunca chegou a ser...

Histórias do Mundial – As poderosas 500

Histórias do Mundial - Degner, Kaaden e a MZ

Pneus de MotoGP

Retrospectiva – MotoGP 2017

Grande Prémio de Macau de 1986 - O primeiro com portugueses - 1ª parte

Mundial Superbike – Retrospectiva 2017

Mundial Moto 3- Retrospectiva

A Moriwaki – Um prodígio à Japonesa

Quando os Grandes Prémios serviam para sonhar - A ELF500

Yoshimura, o mago dos motores

Harris YZR500 - A aventura no Mundial

O que vem a seguir em Moto2?

Técnica MotoGP - “Chatter” e como o evitar

Porquê raspar o joelho?

GP San Marino Moto GP – A ausência de Rossi

A Ducati e Doug Polen

Curiosidades do Mundial de outrora...

Mundial de Superbikes - A corrida no México

O que é o Northwest 200?

As gloriosas 350

O Mundial de velocidade, como era há 30 anos...

Recordando as 8 Horas de Suzuka

As corridas de Clube em Inglaterra

Recordando a magia de Spa- Francorchamps

Ainda as Superbike...

Como resolver a crise nas SBK?

McLaughlin e a criação das Superbike

Karma, ou o ciclo da vida…

Mundial MotoGP - Itália - Chega o novo Michelin

É tempo de Ilha de Man de novo

Regresso às origens nas SBK

Nicky Hayden, o adeus

As origens da KTM de Miguel Oliveira

Recordando momentos...

Jerez de la Frontera: Destino obrigatório

Mundial de Superbikes chega a Assen

Porque correm os Ingleses?

Quando menos era mais...

Parentescos - Porque há cada vez mais famílias no MotoGP?

A propósito de Motoshows por esse mundo fora...

Moto2 revela equilíbrio antes da prova inicial em Losail, no Qatar

Novos pneus Michelin em foco nos treinos MotoGP

O Artesão dos Escapes

Adeus, Sir John

O adeus às asas traz mais problemas do que os que resolve?

O Regresso das SBK


Clique aqui para ver mais sobre: Opiniões