Paulo Araújo
Motociclista, jornalista e comentador desportivo
OPINIÃO
Corridas de moto no Natal?
Sim, em Inglaterra, considerada por muitos a pátria dos desportos motorizados, enquanto
todo o mundo das corridas descansa e os grandes campeonatos aguardam por Fevereiro, quando
não mesmo mais tarde, há corridas tradicionalmente
disputadas na quadra festiva no “Boxing Day”, a 26 de Dezembro...
andardemoto.pt @ 27-12-2017 20:14:34 - Paulo Araújo
Considerada por muitos a pátria dos desportos motorizados, em Inglaterra, enquanto todo o mundo das corridas descansa e os Campeonatos aguardam por Fevereiro, quando não mesmo mais tarde, para ter o seu início, há corridas tradicionalmente disputadas anualmente no “Boxing Day”, a 26 de Dezembro...
Durante anos nesse dia, num circuito muito a Norte, em Oliver’s Mount, disputou-se o “Cock of the North” – que é como quem diz: o galaró do Norte – um evento que
atraía todos os pilotos do Norte de Inglaterra e da Escócia. Mas ultimamente o
encontro tem sido organizado em Junho, para apanhar tempo menos inclemente...
Mas actualmente a popularidade vai para Mallory Park, um circuito do Leicestershire, mantido em actividade desde 1956, onde se destaca a organização das Plum Pudding Races (Corridas do Bolo de Natal), que em 2017 realiza a sua 43ª edição.
Além da particularidade da data, o encontro gaba-se ainda de
ser o único no Calendário a combinar veículos de duas, três e quatro rodas... que tal como dizem os organizadores, é a desculpa ideal para toda a família passar
um dia fora do sofá e longe do excesso de doces, a apanhar ar fresco.
O evento já se tornou uma tradição na região centro de Inglaterra (Mallory
fica cerca de 60 Km abaixo de Donington, numa zona rica em circuitos: um
pouco mais abaixo está Silverstone e um pouco mais acima, já em Cheshire, estão localizados Oulton e Cadwell.)
Assim, em Mallory Park, cerca de uma centena de concorrentes acorrem ao
traçado perto da vila de Kirkby Mallory para suar alguns dos excessos ingeridos
ao longo da quadra festiva.
O programa inclui, portanto, corridas para motos, sidecar, e duas categorias de automóveis, desportivos e “saloons” ou berlinas normais.
Para encorajar as inscrições, e simplificar as coisas em vista do grande número de classes em pista numa altura do ano em que a luz do dia é escassa, a ordem de partida das grelhas é determinada, não por treinos ou sorteio, mas pela recepção das inscrições... facto que também vai garantir muita acção quando pilotos naturalmente mais rápidos se encontram muitas filas atrás do habitual, sendo obrigados a efectuar ultrapassagens constantes durante a corrida!
Para equilibrar um bocado as coisas, a partida para a segunda prova é feita pela ordem inversa do resultado da primeira, ou seja, o vencedor de uma manga, vai arrancar em último da outra. Por isso, se o leitor pensava que na competição, nada acontece entre Novembro e Fevereiro, agora já sabe que isso não é verdade!
andardemoto.pt @ 27-12-2017 20:14:34 - Paulo Araújo
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