Paulo Araújo

Paulo Araújo

Motociclista, jornalista e comentador desportivo

OPINIÃO

O que é o Northwest 200?

A mais famosa corrida do circuito Irlandês de provas de estrada é também considerada a mais rápida do mundo.

andardemoto.pt @ 16-8-2017 10:13:07 - Paulo Araújo

Dunlop foi em Suzuki este ano

Dunlop foi em Suzuki este ano

Afinal, o que é esse Northwest 200, cuja 87ª edição se realizou há dias?

É uma corrida de motos em circuito urbano, decerto, relativamente pouco conhecida fora do mundo Anglo-Saxão, mas considerada por muitos como tão difícil, ou pelo menos tão rápida, como a Ilha de Man.
 
Ambas atraem uma mistura de irlandeses, escoceses e ingleses dos mais duros, com um salpico de pilotos  internacionais e ambas têm custado a vida a muitos ao longo dos anos. As semelhanças acabam aqui.

O nome deriva do facto de que, originalmente, a prova ter sido planeada para se realizar na costa Oeste da Irlanda, mas o Derry and District Motor Club acabou por o realizar na costa Norte, tendo havido poucas mudanças ao longo dos anos.

O Northwest disputa-se no chamado “circuito triangular”, que faz um grande triângulo entre as cidades de Coleraine, Portrush e Portstewart. Dai, ser considerado por alguns ainda mais perigoso do que a Ilha de Man. 

Fale com um piloto da modalidade e todos eles dirão que em circuitos como o da Northwest 200, o segredo para vencer e andar seguro não é andar o mais depressa possível... é, ao contrário do que possa parecer, andar o mais DEVAGAR possível e... ainda assim, conseguir ser mais rápido que todos os outros!

Mesmo pilotos sazonados como o desaparecido Joey Dunlop confessavam, se tivessem confiança no interlocutor, que há sítios na Ilha de Man onde não se pode andar ao máximo. Só para aprender o circuito nos seus 60 Km de extensão, são consideradas essenciais cinco visitas.

Em termos dos recordes, quem detém a volta mais rápida absoluta a ambos circuitos é Michael Dunlop, que com uma BMW S1000RR averbou 215,591 Km/h na Ilha de Man no ano passado e 199 Km/h no NW200 há dias. Ou seja, a volta à Ilha de Man é, em média, cerca de 16 Km/h mais rápida que a do circuito irlandês. Porque dizemos então que este é mais rápido e mais perigoso? 

Expliquemos: Na Ilha de Man, há extensões (a chamada zona da montanha, entre a cidade de Ramsey e Brandywell, o ponto mais alto do circuito, e depois a descida até Kate’s Cottage) em que não há grande ciência em andar vários minutos ao máximo, numa moto moderna, a velocidades da ordem dos 320 Km/h. Logicamente, com apenas 2 zonas menos rápidas,(o gancho de Governor’s Bridge e a ferradura de Ramsay) a influência destas secções fazem a média por volta muito elevada.

Já no Northwest a volta aos 14,436 Km do circuito é efectuada em apenas 4m e 22 segundos. Porém, velocidades da ordem dos 320 Km/h continuam a ser atingidas e mais, há agora 3 chicanes para reduzir a velocidade em certas zonas. Ou seja, as ocasiões em que se passa, em escassos metros da velocidade máxima a passos de caracol, com as violentas travagens que isso implica, são muito mais numerosas. E as zonas relativamente lentas para baixar a médias muito mais frequentes. Tudo isto e uma certa falta de curvas (há apenas 7 em toda a extensão do circuito) faz com que o NW200 seja considerado alucinante, ainda mais rápido que a Ilha de Man.

 Este ano, o evento foi dominado, mais uma vez, por Alistair Seeley, que entre as corridas de Superbike, Superstock e Supersport, averbou mais 4 vitórias elevando o seu total para 21!

Outra das corridas de Superbike foi ganha pelo escocês Glenn Irwin, colega de equipa de Shane Byrne no Britânico de Superbike, mas ainda mais eficiente neste tipo de circuitos (onde, aliás, o Londrino tetracampeão nem sequer compete). 

Junte-se a isto uma vitória na categoria de apoio Supertwins para o veterano Michael Rutter, e temos um bonito rol de vencedores... e este ano, pelo menos, não houve nenhuma fatalidade a registar!



andardemoto.pt @ 16-8-2017 10:13:07 - Paulo Araújo

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