
Paulo Araújo
Motociclista, jornalista e comentador desportivo
OPINIÃO
A propósito de Motoshows por esse mundo fora...
Ir a feiras como o Motoshow, que está a decorrer na FIL, de 5 a 9 de Abril de 2017, tem inevitavelmente o condão...
andardemoto.pt @ 8-4-2017 10:26:12 - Paulo Araújo
....para os que andam nisto há
mais tempo, de nos lembrar TODAS as outras feiras em que já estivemos. O
espírito humano é uma coisa tortuosa, e, se a memória tende a ser selectiva,
é-o normalmente para o lado mau.
Podem apostar que, se nessas feiras
aconteceram 40 coisas boas e 3 más, lembramo-nos mais e mais facilmente, das
más que das boas... Por vezes, as recordações têm a ver com viagens... Feiras
em Birmingham, Londres, Colónia, Paris, Munique, Milão... Feiras de motos e
carros, só de motos, de motos só de corrida ou de tudo um pouco. Ultimamente,
como que a acompanhar o processo de envelhecimento da pessoa, feiras de antigas
são as que mais me vêm à mente.
Agora, uma das coisas boas destas feiras é que
muitas vezes, convidados que são quase inacessíveis no seu meio ambiente, fora
dele, se agarram a uma cara (vagamente) conhecida como uma tábua de salvação no
mar anónimo de caçadores de autógrafos que os assediam de todos os lados.
Algumas das melhores conversas que tive com Campeões e ex-Campeões foram
assim...
Mesmo nesse aspecto, a coisa sofre uma evolução pronunciada, começando
por uma aproximação tímida que depois se vai tornando mais confiante. Lembro-me
de estar nesse caso com pilotos como Freddie Spencer, Wayne Gardner, Kenny
Roberts (o pai, o pai!), e doutro modo personalidades como Eraldo Ferracci, Angel
Nieto, Graziano Rossi ou Claudio Costa, o famoso médico da MotoGP... e daquele
que a vocês pouco dirá, mas para mim foi um ponto alto, até porque raramente o
encontramos na Europa:
O grande Kevin Cameron.
Mecânico/engenheiro passado a
jornalista/cronista de renome, cabe aqui um parênteses para explicar bem quem
ele é... A sua coluna “Top Dead Center” (Ponto Morto Superior) deu a volta ao
mundo, sindicada nalgumas das mais prestigiadas publicações do nosso meio...
Se
em vez de Cameron disser mecânico para Eddie Lawson, Wayne Rainey, Kenny
Roberts e muitos outros, se em vez de mecânico disser licenciado em física por Harvard, e se em vez de cronista disser autor de numerosos livros referenciais sobre
preparação de motores, a coisa já fica mais composta...
Demos um com o
outro num Salão algures na Europa, penso que terá sido Colónia, há uns anos.
Desde logo, o seu caso não se enquadrava na categoria de “cara (vagamente)
conhecida” porque ele nunca me tinha visto mais gordo. Mas é espantoso como,
com poucas palavras, por vezes se consegue construir uma afinidade que vai
muito para lá do encontro casual.
Falámos de motos, de corridas, e
inevitavelmente dos “truques” usados nos anos do “Continental Circus” que, para
eles, deixaram de ser precisos para aí em 1968, mas para qualquer português, com a nossa
burocracia e fronteiras, eram vulgares ainda há pouco... pôr matrículas em
motos de corrida e andar com uns livretes de Yamaha que nada tinham a ver com o
modelo transportado... distribuir T-shirts da equipa estrategicamente... esfregar motos novas com gravilha para parecerem, aos
olhos dos guardas, velhas... (esta, inédita para mim, oferta do
Kevin) e acabámos por falar com nostalgia da aparente diminuição do interesse dos jovens neste nosso
mundo, perante a concorrência de Playstations, “shoppings”, Facebooks e
Videogames...
“Temos de nos ir habituando-
disse ele, por fim- ao facto de que
estamos a viver num mundo em que o que para nós era fascinante, já pouco
interessa aos jovens”
Pois!
andardemoto.pt @ 8-4-2017 10:26:12 - Paulo Araújo
Outros artigos de Paulo Araújo:
Quando o cliente é o menos importante
A MotoGP em 2023: Mais eletrónica, mais técnica, mais difícil
As (minhas) motos ao longo dos anos
Época tola na MotoGP: Tudo muda em 2022
Miguel Oliveira - De herói a vilão
MotoGP, Testes pré-época em Valencia
Milão mostra as tendências globais
Superbike - Rea é o culpado da crise?
Marquez, 7 vezes Campeão - De outro mundo
Leon Haslam vence Britânico de Superbike - Meio século de glória para o clã Haslam
Por dentro dos Grand Prix Legends...
Frank Sinatra e Eddie Lawson: a teoria do afastamento precoce
Curiosidades - As marcas e os nomes
Mundial de Superbike chega a Portimão ao rubro – previsão
MotoGP 2018 - Decisão histórica
Recordes em pista - A tender para zero?
Bons velhos tempos nas Superbike
Superbike- Irá a nova BMW fazer diferença?
Mundial Superbike 2018 – Uma época à procura de maior equilíbrio
Moto GP- Qual é o problema com a Yamaha?
MotoGP - Silly season - a época tola
Uma crónica acerca de... nada!
"Tudo é possível" - uma aventura em Vespa
Ilha de Man 2018 - Recordes batidos, e ainda vamos nos treinos!
Barry Sheene, as motos e o marketing
Mundial SBK - A evolução da Yamaha YZF-R1
Curiosidades – Os homens da Força Aérea Sueca
Histórias do Mundial - Santiago Herrero: Campeão sem coroa
Curiosidades - Evinrude e os Davidson
MotoGP - Previsão de uma época histórica
Mundiais de Velocidade - A YZR500, ou OW – A 500 de GP da Yamaha
Mundiais de Velocidade - A Honda NS/NSR500
Mundiais de Velocidade – A Suzuki RG500 - Parte II
Mundiais de Velocidade – A Suzuki RG500 - Parte I
Mundiais Velocidade - A evolução
Moto GP – Como vai ser 2018? – 3ª Parte – A Suzuki e a KTM
Moto GP – Como vai ser 2018? – 1ª Parte – A Honda e a Yamaha
Os famosos e as motos – Uma inevitável atração?
Histórias do Mundial – Gary Nixon, o campeão que nunca chegou a ser...
Histórias do Mundial – As poderosas 500
Histórias do Mundial - Degner, Kaaden e a MZ
Grande Prémio de Macau de 1986 - O primeiro com portugueses - 1ª parte
Mundial Superbike – Retrospectiva 2017
A Moriwaki – Um prodígio à Japonesa
Quando os Grandes Prémios serviam para sonhar - A ELF500
Harris YZR500 - A aventura no Mundial
Técnica MotoGP - “Chatter” e como o evitar
GP San Marino Moto GP – A ausência de Rossi
Curiosidades do Mundial de outrora...
Mundial de Superbikes - A corrida no México
O Mundial de velocidade, como era há 30 anos...
Recordando as 8 Horas de Suzuka
As corridas de Clube em Inglaterra
Recordando a magia de Spa- Francorchamps
Como resolver a crise nas SBK?
McLaughlin e a criação das Superbike
Mundial MotoGP - Itália - Chega o novo Michelin
É tempo de Ilha de Man de novo
As origens da KTM de Miguel Oliveira
Jerez de la Frontera: Destino obrigatório
Mundial de Superbikes chega a Assen
Parentescos - Porque há cada vez mais famílias no MotoGP?
A propósito de Motoshows por esse mundo fora...
Moto2 revela equilíbrio antes da prova inicial em Losail, no Qatar
Novos pneus Michelin em foco nos treinos MotoGP
Clique aqui para ver mais sobre: Desporto