Paulo Araújo

Paulo Araújo

Motociclista, jornalista e comentador desportivo

OPINIÃO

Curiosidades - Evinrude e os Davidson

Descubra a relação quase desconhecida entre um emigrante Norueguês nos Estados Unidos e os criadores da Harley-Davidson.

andardemoto.pt @ 22-3-2018 07:10:56 - Paulo Araújo

Evinrude apresentando o seu motor

Evinrude apresentando o seu motor

Mesmo ao virar do século XX, em 1900, um imigrante norueguês dotado para a mecânica estabeleceu em Milwaukee a fábrica de motores Clemick & Evinrude.

Evinrude nascera, de facto, em Gjovik, na Noruega, a 19 Abril de 1877, mas foi com os pais, para os Estados Unidos, aos 5 anos de idade.  A sua relação de amizade com os irmãos Davidson é pouco conhecida, mas terá dado aos fundadores de uma das mais antigas marcas de motos do mundo muitos dos seus primeiros ensinamentos mecânicos. Certamente, foi fundamental no desenvolvimento do primeiro motor da marca Americana.


Ole Evinrude com a sua criação

Ole Evinrude com a sua criação

Tudo por causa de um gelado

Evinrude conheceria fama como inventor do primeiro motor fora de bordo, uma ideia que, supostamente, lhe veio da necessidade de atravessar a remo um lago num dia quente de verão, para ir buscar um gelado à namorada. 

Porém, a sua fama é relativa, se comparada com a de dois irmãos adolescentes que trabalharam para ele na sua oficina de Milwaukee: Estamos a falar de William e Arthur Davidson, que viriam a criar, com a ajuda do amigo engenheiro William Harley, a mítica Harley-Davidson.

Ole Evenrudstuen Andreassen Aaslundeie, nascido numa quinta nos arredores de Oslo mas trazido pelo pai para os EUA, adoptou o mais sonante nome do lado materno e americanizou-o para Evinrude. Deixando a sua casa de infância em Cambridge, do Estado de Wisconsin, e ultrapassando objeções paternas, Ole mudou-se para Madison, conseguindo uma posição de aprendiz de serralheiro na oficina de maquinaria agrícola Fuller & Johnson, à razão de 50 cêntimos por dia.


O Evinrude original fora de bordo

O Evinrude original fora de bordo

Seguiram-se outros trabalhos em Milwaukee, Pittsburgh e Chicago, à medida que estudava engenharia à noite. Cada trabalho sucessivo teve o condão de lhe ensinar diferentes aspectos da indústria (siderurgia num, tornearia no outro, construção de motores no seguinte, depois desenho e ensaio) até que o aprendiz se torna num serralheiro de primeira e engenheiro autodidacta. Em 1900, com apenas 23 anos, Ole abre a sua primeira empresa no Wisconsin e pouco após, chegou mesmo a criar o seu próprio automóvel, que não conseguiu nunca comercializar.

Porém, a experiência adquirida e a ideia de converter uma encomenda governamental de motores portáteis num propulsor capaz de ser adaptado a um barco, levou-o a criar e comercializar o seu primeiro motor fora de bordo, alimentado a gasolina e mistura dois tempos. O motor era feito em aço e latão, e pegava através duma polia ligada directamente ao volante do motor.

Em 1909, a Evinrude Motor Company foi fundada em Milwaukee , e três anos depois, empregava já 300 operários. Embora Ole a vendesse pouco depois, para cuidar da sua amada esposa que padecia de saúde delicada, o mais extraordinário aspecto desse período foi a passagem pela firma, que então desenvolvia motores para automóveis, de dois jovens notáveis que com ele tinham travado amizade: os jovens William Harley e Arthur Davidson, que pela mesma altura vinham desenvolvendo o seu próprio motor, acabando por fundar a sua Harley-Davidson, também em Milwaukee, na Juneau Avenue – a poucos quarteirões de distância da Evinrude, situada em Lake Street, na mesma zona.


De uma amizade... nasce um motor

De facto, fora Evinrude que sugerira, depois de ter conhecimento dos planos originais da motorização dos irmãos Davidson, optarem por um motor mais simples, refrigerado por ar, em vez do mais complexo e pesado motor de refrigeração por líquido que os irmãos tinham contemplado inicialmente.

Esse primeiro motor, um monocilíndrico de 24,74 polegadas cúbicas (395 cc) apresentava um débito muito respeitável de 3 cavalos de potência, mas era muito grande para o quadro pensado inicialmente, obrigando os irmãos a adaptar, no barracão atrás da sua casa, um quadro tipo berço, como o utilizado pelas concorrentes Merkel, 

A influência de Envirude no motor de William Harley e Arthur Davidson foi notável, e chega até aos dias de hoje, pois a Harley-Davidson usa o sistema de tuches de válvulas e a alimentação de óleo à cambota, desenvolvidos inicialmente por Evinrude.

Mais tarde, em 1919, Ole Evinrude inventaria outro motor náutico, ainda mais leve e simples, já que o aço e latão foram substituídos em grande parte por alumínio, e que foi o primeiro da sua nova empresa, a ELTO (Evinrude Light Twin Outboard) Motor Company, que fazia frente à entretanto surgida concorrência da Johnson de Indiana.

Após muitas fusões e solavancos financeiros, a companhia fundada por Ole Evinrude ainda hoje existe, fazendo parte da bem conhecida multinacional Canadiana, Bombardier.

Quanto a Bill Harley e aos irmãos Davidson, todos sabemos que viriam a desenvolver a mais carismática marca de motos do mundo, equipando motociclistas individuais, além de forças policiais e militares por todo o planeta, e criando ao mesmo tempo uma verdadeiro mito, que apaixona milhares de motociclistas pelo mundo inteiro.

andardemoto.pt @ 22-3-2018 07:10:56 - Paulo Araújo

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