Paulo Araújo

Paulo Araújo

Motociclista, jornalista e comentador desportivo

OPINIÃO

Parentescos - Porque há cada vez mais famílias no MotoGP?

A circunstância, decerto rara, de dois irmãos Marquez caírem em duas corridas consecutivas no recente G.P. da Argentina (Alex na Moto2, brindando o “nosso” Miguel Oliveira com o seu melhor resultado na categoria, e Marc na MotoGP, pondo Viñales ao alcance de mais uma vitória) pôs-me a matutar sobre um facto cada vez mais em evidência, mas quase inédito há uns 40 anos, quando comecei a acompanhar os GP...

andardemoto.pt @ 13-4-2017 21:19:34 - Paulo Araújo

Pablo e Angel Nieto

Pablo e Angel Nieto

O aparecimento de verdadeiras “dinastias” de pilotos, pais e filhos, por vezes a correr quase simultaneamente, mas normalmente com o pai a apostar no filho após terminar a sua carreira profissional.

Algumas destas duplas são tão conhecidas, que decerto já vos estão a vir à mente... Graziano e Valentino Rossi, Kenny Roberts pai e filho, Nietos Angel e Pablo, e por aí fora..

Mas voltemos por um instante à premissa original... porquê agora, nos últimos 10 anos, se vem assistindo à presença de tantos laços familiares nos mundiais?

E porque não há 40 anos, quando tudo era muito menos profissionalizado, e portanto, mais provável de ser um esforço familiar? 

O facto é que, há 40 anos, ou desde que o Mundial teve início, em 1949, a vasta maioria dos pilotos, salvo raras e pontuais excepções, eram apaixonados que asseguravam as suas próprias participações sendo preparadores, mecânicos e patrocinadores principais, tanto como pilotos.

Pertencer ao “circo continental” implicava algo de maluquice, e era uma coisa que só um homem maduro, que já não tivesse de dar satisfações a ninguém, se propunha fazer... até porque, com acidentes fatais frequentes, considerar uma carreira séria para a vida era, no mínimo, arriscado...

Nenhum pai que se prezasse, se tivesse sido piloto e sobrevivido, encorajava o seu filho a seguir-lhe as passadas. 

Descontando nomes menos conhecidos como os suecos pai e filho Bo e Peter Granath, os irmãos franceses Sarron, Christian e Dominique, eram praticamente a única excepção.

Até chegarem os anos 80... 

Fruto de muitas circunstâncias – uma foi mesmo o horrífico acidente que vitimou, em Monza, em 1973, Jarno Saarinen e Renzo Pasolini, a outra foi a “greve” de pilotos liderada por Kenny Roberts em protesto contra as condições de algumas pistas - as coisas começaram a mudar.

Ao entrar na era moderna, com as fábricas japonesas a envolverem-se oficialmente, o que até então tinha sido um desporto de paixão, profissionalizou-se, com motos e mecânicos de fábrica, e tudo aquilo que fazia tudo isso andar à roda: os patrocinadores, que permitiam grandes ordenados.


Graziano e Valentino Rossi

Graziano e Valentino Rossi

Homens como Sheene, Read ou Roberts tornaram-se milionários e os seus rebentos cresceram entre o cheiro a óleo 2T, rodeados de garagens cheias de motos, e a pensar seriamente que uma carreira como piloto era muito melhor que trabalhar. O resto, como se diz, é história...

Pioneiro nisto foi, talvez, o Canadiano Yvon DuHamel, que introduziu os filhos Miguel e Mario, estilo baile de debutantes, nas 24 de Le Mans de 1988...

Dois dos filhos de Phil Read, Roki e Graham, pelo menos, tornaram-se pilotos (eu sei, porque corri com o último). Kenny Roberts deu à Suzuki, através do seu filho homónimo, um Campeão Mundial, e também o mais novo Curtis andou por lá uns tempos.

A dinastia Haslam, primeiro Ron, e agora Leon, é bem conhecida. Os irmãos Hayden idem, e do Japão vieram os Aoki: Haruchika, Nobuatsu e Takuma.

Hoje, no Moto GP, temos irmãos como os Espargaró, Pol e Aleix, um filho do campeão alemão Helmut Bradl, (sim, Stefan, adivinhou), dois filhos do campeão espanhol Alfon(sito) Pons: Axel e Edgar e, quase sem ninguém ter reparado, Remy Gardner, filho do primeiro campeão Australiano de 500cc, Wayne... 

E ainda há os gémeos Lowes, que se repartem pelo MotoGP e SBK... em Inglaterra, Taylor Mackenzie, outro filho de um notável dos GP, Niall Mackenzie, começa a fazer–se notar, bem como o filho de Paul Iddon ou de Robert Dunlop, respectivamente Christian e Michael... 

Ser piloto já não assusta ninguém, e o futuro está assegurado!


andardemoto.pt @ 13-4-2017 21:19:34 - Paulo Araújo

Outros artigos de Paulo Araújo:

Ligar o complicómetro

Oliveira da Serra (Algarvia)

O Dakar e os portugueses

As tribos motard

Quando o cliente é o menos importante

A questão da Honda Repsol

Novos horizontes

A MotoGP em 2023: Mais eletrónica, mais técnica, mais difícil

Decidir sem pensar

As (minhas) motos ao longo dos anos

A hora da Ducati

Aonde vai isto parar?

Oliveira e os descrentes

Época tola na MotoGP: Tudo muda em 2022

A evolução da espécie

E as Superbike ?

A esbater as fronteiras

Miguel Oliveira - De herói a vilão

Os que ficaram em 2021

MotoGP, Testes pré-época em Valencia

O Campeão tranquilo

Milão mostra as tendências globais

Superbike - Rea é o culpado da crise?

Marquez, 7 vezes Campeão - De outro mundo

Leon Haslam vence Britânico de Superbike - Meio século de glória para o clã Haslam

Por dentro dos Grand Prix Legends...

Das duas para as quatro rodas

Frank Sinatra e Eddie Lawson: a teoria do afastamento precoce

Departamento de truques sujos

Curiosidades - As marcas e os nomes

Mundial de Superbike chega a Portimão ao rubro – previsão

MotoGP 2018 - Decisão histórica

O preço de economizar

As motos e os miúdos

Porquê raspar o joelho?

Recordes em pista - A tender para zero?

Bons velhos tempos nas Superbike

A Honda RC30 tem 30 anos

A alegria do faça-você-mesmo

Superbike- Irá a nova BMW fazer diferença?

Mundial Superbike 2018 – Uma época à procura de maior equilíbrio

Moto GP- Qual é o problema com a Yamaha?

MotoGP - Silly season - a época tola

História repetida?

Uma crónica acerca de... nada!

"Tudo é possível" - uma aventura em Vespa

Ilha de Man 2018 - Recordes batidos, e ainda vamos nos treinos!

Barry Sheene, as motos e o marketing

Meninas e Motos

A Norton Commando

Mundial SBK - A evolução da Yamaha YZF-R1

Do avião à moto

Convivendo com Graziano Rossi

O jogo do empresta

Curiosidades – Os homens da Força Aérea Sueca

Histórias do Mundial - Santiago Herrero: Campeão sem coroa

Curiosidades - Evinrude e os Davidson

MotoGP - Previsão de uma época histórica

Mundiais de Velocidade - A YZR500, ou OW – A 500 de GP da Yamaha

Mundiais de Velocidade - A Honda NS/NSR500

Foi-se Tony Scott

Mundiais de Velocidade – A Suzuki RG500 - Parte II

Mundiais de Velocidade – A Suzuki RG500 - Parte I

Mundiais Velocidade - A evolução

Oportunidades perdidas

Moto GP – Como vai ser 2018? – 3ª Parte – A Suzuki e a KTM

Moto GP – Como vai ser 2018? – 1ª Parte – A Honda e a Yamaha

Os famosos e as motos – Uma inevitável atração?

Corridas de moto no Natal?

Histórias do Mundial – Gary Nixon, o campeão que nunca chegou a ser...

Histórias do Mundial – As poderosas 500

Histórias do Mundial - Degner, Kaaden e a MZ

Pneus de MotoGP

Retrospectiva – MotoGP 2017

Grande Prémio de Macau de 1986 - O primeiro com portugueses - 1ª parte

Mundial Superbike – Retrospectiva 2017

Mundial Moto 3- Retrospectiva

A Moriwaki – Um prodígio à Japonesa

Quando os Grandes Prémios serviam para sonhar - A ELF500

Yoshimura, o mago dos motores

Harris YZR500 - A aventura no Mundial

O que vem a seguir em Moto2?

Técnica MotoGP - “Chatter” e como o evitar

Porquê raspar o joelho?

GP San Marino Moto GP – A ausência de Rossi

A Ducati e Doug Polen

Curiosidades do Mundial de outrora...

Mundial de Superbikes - A corrida no México

O que é o Northwest 200?

As gloriosas 350

O Mundial de velocidade, como era há 30 anos...

Recordando as 8 Horas de Suzuka

As corridas de Clube em Inglaterra

Recordando a magia de Spa- Francorchamps

Ainda as Superbike...

Como resolver a crise nas SBK?

McLaughlin e a criação das Superbike

Karma, ou o ciclo da vida…

Mundial MotoGP - Itália - Chega o novo Michelin

É tempo de Ilha de Man de novo

Regresso às origens nas SBK

Nicky Hayden, o adeus

As origens da KTM de Miguel Oliveira

Recordando momentos...

Jerez de la Frontera: Destino obrigatório

Mundial de Superbikes chega a Assen

Porque correm os Ingleses?

Quando menos era mais...

Parentescos - Porque há cada vez mais famílias no MotoGP?

A propósito de Motoshows por esse mundo fora...

Moto2 revela equilíbrio antes da prova inicial em Losail, no Qatar

Novos pneus Michelin em foco nos treinos MotoGP

O Artesão dos Escapes

Adeus, Sir John

O adeus às asas traz mais problemas do que os que resolve?

O Regresso das SBK


Clique aqui para ver mais sobre: MotoGP