Paulo Araújo

Paulo Araújo

Motociclista, jornalista e comentador desportivo

OPINIÃO

Decidir sem pensar

Um editorial do Times de 1894 fazia as contas à quantidade de estrume libertado pelos estimados 50.000 cavalos que circulavam em Londres na época e concluía que, em 50 anos, a cidade estaria soterrada por uma camada de cerca de 3 m de estrume.

andardemoto.pt @ 26-10-2022 18:07:00 - Paulo Araújo

O que o autor do artigo não podia prever, entretanto, era o advento do veículo automóvel que fez, claro, com que a previsão alarmista nunca chegasse a concretizar-se. 

Atualmente estamos numa situação semelhante com o petróleo: os velhos do Restelo já preveem o fim do planeta e preconizaram para já a mudança obrigatória, não facultativa, para veículos elétricos em nome de maior limpeza e menos emissões poluentes. Muitas autarquias e até governos, sem mais delongas e sem se apoiarem sequer em investigação credível, pularam na carroça e começaram a emitir limitações e proibições. Tudo muito lógico e politicamente correto, mas irrefletido.

Tanto que já há vozes dissidentes a sugerir, não, a afirmar categoricamente, que os veículos elétricos não são a solução, entre elas a de um senhor de que talvez tenham ouvido falar de nome Carlos Tavares, CEO da Stellantis, que funde a Peugeot Citroën e a Fiat Chrysler, e que, pelo caminho, apanhou e salvou também a Opel, marca emblemática do espetro dos fabricantes  Europeus. Ou seja, que sabe minimamente do que está a falar...


A verdade nua e crua é que nem o petróleo está em perigo de acabar, nem a solução elétrica, que implica criar mais poluição na fase antes do fabrico do carro do que durante toda a sua vida em circulação, é uma solução sequer a médio prazo.

A solução real e sustentável há de passar por muitas pequenas alterações na forma como encaramos e utilizamos veículos e já está a acontecer. Para já, passa por bicicletas assistidas a baterias, trotinetes elétricas e veículos a pedal. E, certamente pelas motos, mais pequenas, mais manobráveis, mais económicas, ocupando muito menos espaço no tecido urbano e danificando muito menos - se de todo - as superfícies onde rolam. As motos teriam sempre que ser equacionadas como parte da solução e nunca como parte do problema, como está a acontecer agora nalgumas vilas alemãs, com uma proibição global à sua circulação, que não faz distinção dos veículos elétricos, apesar destes não fazerem barulho e não poluírem, que são os dois elementos principais na origem da proibição em primeiro lugar.

Burocracia cega, surda e muda e, pelos vistos, estúpida, está portanto a excluir o que seria para já uma das soluções, o que mostra, se não outra coisa, os perigos de legislar irrefletidamente e deixar certos grupos e certos lobbies dominar o pensamento coletivo em nome do politicamente correto.

No futuro, a solução real pode muito bem passar por motores de hidrogénio ou motores de combustão altamente eficientes, que já foram testados em alguns contextos com bons resultados... ou por uma forma de energia que neste momento nem suspeitamos existir, ainda por descobrir.

Seja como for, não ir cegamente atrás de soluções fáceis é o primeiro passo.

andardemoto.pt @ 26-10-2022 18:07:00 - Paulo Araújo

Outros artigos de Paulo Araújo:

As (minhas) motos ao longo dos anos

A hora da Ducati

Aonde vai isto parar?

Oliveira e os descrentes

Época tola na MotoGP: Tudo muda em 2022

A evolução da espécie

E as Superbike ?

A esbater as fronteiras

Miguel Oliveira - De herói a vilão

Os que ficaram em 2021

MotoGP, Testes pré-época em Valencia

O Campeão tranquilo

Milão mostra as tendências globais

Superbike - Rea é o culpado da crise?

Marquez, 7 vezes Campeão - De outro mundo

Leon Haslam vence Britânico de Superbike - Meio século de glória para o clã Haslam

Por dentro dos Grand Prix Legends...

Das duas para as quatro rodas

Frank Sinatra e Eddie Lawson: a teoria do afastamento precoce

Departamento de truques sujos

Curiosidades - As marcas e os nomes

Mundial de Superbike chega a Portimão ao rubro – previsão

MotoGP 2018 - Decisão histórica

O preço de economizar

As motos e os miúdos

Porquê raspar o joelho?

Recordes em pista - A tender para zero?

Bons velhos tempos nas Superbike

A Honda RC30 tem 30 anos

A alegria do faça-você-mesmo

Superbike- Irá a nova BMW fazer diferença?

Mundial Superbike 2018 – Uma época à procura de maior equilíbrio

Moto GP- Qual é o problema com a Yamaha?

MotoGP - Silly season - a época tola

História repetida?

Uma crónica acerca de... nada!

"Tudo é possível" - uma aventura em Vespa

Ilha de Man 2018 - Recordes batidos, e ainda vamos nos treinos!

Barry Sheene, as motos e o marketing

Meninas e Motos

A Norton Commando

Mundial SBK - A evolução da Yamaha YZF-R1

Do avião à moto

Convivendo com Graziano Rossi

O jogo do empresta

Curiosidades – Os homens da Força Aérea Sueca

Histórias do Mundial - Santiago Herrero: Campeão sem coroa

Curiosidades - Evinrude e os Davidson

MotoGP - Previsão de uma época histórica

Mundiais de Velocidade - A YZR500, ou OW – A 500 de GP da Yamaha

Mundiais de Velocidade - A Honda NS/NSR500

Foi-se Tony Scott

Mundiais de Velocidade – A Suzuki RG500 - Parte II

Mundiais de Velocidade – A Suzuki RG500 - Parte I

Mundiais Velocidade - A evolução

Oportunidades perdidas

Moto GP – Como vai ser 2018? – 3ª Parte – A Suzuki e a KTM

Moto GP – Como vai ser 2018? – 1ª Parte – A Honda e a Yamaha

Os famosos e as motos – Uma inevitável atração?

Corridas de moto no Natal?

Histórias do Mundial – Gary Nixon, o campeão que nunca chegou a ser...

Histórias do Mundial – As poderosas 500

Histórias do Mundial - Degner, Kaaden e a MZ

Pneus de MotoGP

Retrospectiva – MotoGP 2017

Grande Prémio de Macau de 1986 - O primeiro com portugueses - 1ª parte

Mundial Superbike – Retrospectiva 2017

Mundial Moto 3- Retrospectiva

A Moriwaki – Um prodígio à Japonesa

Quando os Grandes Prémios serviam para sonhar - A ELF500

Yoshimura, o mago dos motores

Harris YZR500 - A aventura no Mundial

O que vem a seguir em Moto2?

Técnica MotoGP - “Chatter” e como o evitar

Porquê raspar o joelho?

GP San Marino Moto GP – A ausência de Rossi

A Ducati e Doug Polen

Curiosidades do Mundial de outrora...

Mundial de Superbikes - A corrida no México

O que é o Northwest 200?

As gloriosas 350

O Mundial de velocidade, como era há 30 anos...

Recordando as 8 Horas de Suzuka

As corridas de Clube em Inglaterra

Recordando a magia de Spa- Francorchamps

Ainda as Superbike...

Como resolver a crise nas SBK?

McLaughlin e a criação das Superbike

Karma, ou o ciclo da vida…

Mundial MotoGP - Itália - Chega o novo Michelin

É tempo de Ilha de Man de novo

Regresso às origens nas SBK

Nicky Hayden, o adeus

As origens da KTM de Miguel Oliveira

Recordando momentos...

Jerez de la Frontera: Destino obrigatório

Mundial de Superbikes chega a Assen

Porque correm os Ingleses?

Quando menos era mais...

Parentescos - Porque há cada vez mais famílias no MotoGP?

A propósito de Motoshows por esse mundo fora...

Moto2 revela equilíbrio antes da prova inicial em Losail, no Qatar

Novos pneus Michelin em foco nos treinos MotoGP

O Artesão dos Escapes

Adeus, Sir John

O adeus às asas traz mais problemas do que os que resolve?

O Regresso das SBK


Clique aqui para ver mais sobre: Opiniões