Paulo Araújo
Motociclista, jornalista e comentador desportivo
OPINIÃO
A esbater as fronteiras
Há muito, aliás praticamente desde sempre, que o cruzamento de disciplinas é uma realidade no motociclismo.
andardemoto.pt @ 1-2-2022 03:45:50 - Paulo Araújo
Aliás, o cruzamento de disciplinas começou por reflectir um certo eclectismo dos seus praticantes, que nos velhos tempos variavam entre scramblers, trial ou velocidade indiscriminadamente, para maximizar a adrenalina e a possibilidade de participação em diversas modalidades.
As próprias motos também eram menos especializadas, ajudando a essa fertilização cruzada: uma scrambler pouco mais era que uma moto de estrada com pneus cardados, e uma moto de velocidade a mesma coisa com avanços adaptados.
À medida que as motos destinadas às várias disciplinas se especializaram, divergiram, exigindo maior especialização, e praticamente ficou apenas um grande caminho aberto: o dos homens do Moto Cross migrarem para a velocidade: as capacidades físicas e a proeza de serem capazes de derrapar em controlo tornavam-nos naturais nas pistas de alcatrão, onde também eram mais bem pagos, e assim vimos, durante muitas décadas, a começar talvez nos anos 50 do século passado, homens do todo-terreno tornarem-se homens da velocidade, muitas vezes dominado em ambas categorias.
Não sei se todos repararam, mas penso que não terá escapado a quase ninguém que este ano assistimos a uma espécie de fechar do círculo, quando um piloto de MotoGP, Danilo Petrucci, fez o caminho de regresso e passou das pistas de alcatrão para os trilhos do Dakar.
OK, há que admitir que Petrucci não era um novato total no Todo-terreno, e a sua compleição física com o seu 1,80 m e trocos, favorecia o salto, no fundo para ele um regresso, depois de se ter iniciado no Mini-MX com tenra idade.
Mais recentemente, em finais de 2020, o piloto já te tinha dado bem numa participação no Rali da Sardenha mas no Dakar não se limitou a ser um mero participante, apesar do seu modesto lugar final de 90º, provocado pelas 12 horas de penalização devidas à desistência logo na segunda etapa.
Porém, nas chegadas do dia-a-dia estava frequentemente nos primeiros 20 e chegou mesmo a lutar pela vitória na etapa 4, em que acabou terceiro, vencendo a seguinte perante uma penalização por excesso de velocidade de Toby Price.
As capacidades do italiano de Terni nunca estiveram em causa, mas salientaram, mais uma vez, a raça aparte que são os homens de MotoGP: a combinação, por vezes nutrida de tenra idade, de coordenação do olho para a mão e a capacidade de exceder fisicamente os limites normais vêm sendo registadas como excepcionais, como no estudo que publicámos há dias, quantificando a descoberta de que até o simples ato de piscar os olhos neles se realiza a um ritmo completamente diferentes dos outros seres humanos.
Isto tudo para dizer que, quando estamos a bater à porta da época de MotoGP de 2022, a 73ª se não estou em erro, do Mundial, teremos mais uma vez oportunidade de nos extasiar com essas capacidades, claramente excepcionais, seja de um potencial regresso à ribalta de Marc Márquez, seja dos meandros da defesa do título de Quartararo, ou até da consolidação do que poderá vir a ser o novo domínio da Ducati com Bagnaia e Miller, ou até, quem sabe, do renascer de Miguel Oliveira, se desta o binómio KTM RC16-Michelin funcionar logo desde o princípio, e não a partir do meio da época. Muitas razões para estarmos colados ao ecrã mais uma vez daqui a umas semanas!
andardemoto.pt @ 1-2-2022 03:45:50 - Paulo Araújo
Outros artigos de Paulo Araújo:
Miguel Oliveira - De herói a vilão
MotoGP, Testes pré-época em Valencia
Milão mostra as tendências globais
Superbike - Rea é o culpado da crise?
Marquez, 7 vezes Campeão - De outro mundo
Leon Haslam vence Britânico de Superbike - Meio século de glória para o clã Haslam
Por dentro dos Grand Prix Legends...
Frank Sinatra e Eddie Lawson: a teoria do afastamento precoce
Curiosidades - As marcas e os nomes
Mundial de Superbike chega a Portimão ao rubro – previsão
MotoGP 2018 - Decisão histórica
Recordes em pista - A tender para zero?
Bons velhos tempos nas Superbike
Superbike- Irá a nova BMW fazer diferença?
Mundial Superbike 2018 – Uma época à procura de maior equilíbrio
Moto GP- Qual é o problema com a Yamaha?
MotoGP - Silly season - a época tola
Uma crónica acerca de... nada!
"Tudo é possível" - uma aventura em Vespa
Ilha de Man 2018 - Recordes batidos, e ainda vamos nos treinos!
Barry Sheene, as motos e o marketing
Mundial SBK - A evolução da Yamaha YZF-R1
Curiosidades – Os homens da Força Aérea Sueca
Histórias do Mundial - Santiago Herrero: Campeão sem coroa
Curiosidades - Evinrude e os Davidson
MotoGP - Previsão de uma época histórica
Mundiais de Velocidade - A YZR500, ou OW – A 500 de GP da Yamaha
Mundiais de Velocidade - A Honda NS/NSR500
Mundiais de Velocidade – A Suzuki RG500 - Parte II
Mundiais de Velocidade – A Suzuki RG500 - Parte I
Mundiais Velocidade - A evolução
Moto GP – Como vai ser 2018? – 3ª Parte – A Suzuki e a KTM
Moto GP – Como vai ser 2018? – 1ª Parte – A Honda e a Yamaha
Os famosos e as motos – Uma inevitável atração?
Histórias do Mundial – Gary Nixon, o campeão que nunca chegou a ser...
Histórias do Mundial – As poderosas 500
Histórias do Mundial - Degner, Kaaden e a MZ
Grande Prémio de Macau de 1986 - O primeiro com portugueses - 1ª parte
Mundial Superbike – Retrospectiva 2017
A Moriwaki – Um prodígio à Japonesa
Quando os Grandes Prémios serviam para sonhar - A ELF500
Harris YZR500 - A aventura no Mundial
Técnica MotoGP - “Chatter” e como o evitar
GP San Marino Moto GP – A ausência de Rossi
Curiosidades do Mundial de outrora...
Mundial de Superbikes - A corrida no México
O Mundial de velocidade, como era há 30 anos...
Recordando as 8 Horas de Suzuka
As corridas de Clube em Inglaterra
Recordando a magia de Spa- Francorchamps
Como resolver a crise nas SBK?
McLaughlin e a criação das Superbike
Mundial MotoGP - Itália - Chega o novo Michelin
É tempo de Ilha de Man de novo
As origens da KTM de Miguel Oliveira
Jerez de la Frontera: Destino obrigatório
Mundial de Superbikes chega a Assen
Parentescos - Porque há cada vez mais famílias no MotoGP?
A propósito de Motoshows por esse mundo fora...
Moto2 revela equilíbrio antes da prova inicial em Losail, no Qatar
Novos pneus Michelin em foco nos treinos MotoGP
Clique aqui para ver mais sobre: Opiniões